O cargo de animal de apoio emocional tem se popularizado cada vez mais ao redor do mundo diante, sobretudo, das evidências que provam os benefícios do contato com um pet. Recentemente, as pessoas conheceram Beacon, um golden retriever que tranquiliza atletas norte-americanas de ginástica.
No Equador, um cachorro amoroso viralizou na internet com seu trabalho como “assistente de dentista”. Aldo, um labrador de 8 anos, atua como cão de apoio emocional e foi treinado para acalmar as crianças durante os procedimentos do centro de odontologia infantil Parque Dental.
Desde 2019, o pet atua ajudando, dando conforto e tranquilizando os pacientes que possuem medo de dentista. O trabalho do animal de assistência emocional proporciona apoio e um senso de segurança às pessoas, o que explica a presença do cachorro nas consultas.
Escolhido por seu temperamento calmo e dócil, Aldo possui até certificado internacional que o qualifica em suas habilidades. Ele passou por um treinamento de dois anos para que evitasse situações caninas típicas, como morder objetos ou brincar em cima do paciente. Além disso, todos os meses Aldo passa por uma espécie de reforço dos treinos.
Nos vídeos que viralizaram nas redes sociais e ganharam o mundo, o pet aparece deitado calmamente sob o colo dos pacientes, que acariciam o “assistente de dentista”. As crianças parecem calmas durante os procedimentos odontológicos, mostrando a eficiência do labrador no seu trabalho.
Fonte: Metrópoles