Para a maioria das mulheres, quando os primeiros sintomas da TPM começam a aparecer, uma experiência é certa — é hora de lidar com as dores da cólica e todo o desconforto que vem junto à menstruação. Um estudo do Ibope revelou que 66% delas sofrem com fortes e intensos espasmos uterinos.
As mulheres, que têm endometriose, costumam sofrer cólicas intensas
Embora existam diversos remédios que cessam as dores rapidamente, há quem opte por medidas mais naturais para aliviar o incômodo.
Pensando em apresentar as alternativas capazes de reduzir o sofrimento durante o ciclo menstrual, a coluna conversou com a médica Cíntia Mascarenhas. Ela revelou alguns alimentos que podem ser ótimos aliados para oferecer conforto durante o fluxo.
A melancia é uma fruta rica em fibras e vários nutrientes
Para a especialista, quando as mulheres estão sentindo as dores das cólicas, o ideal é manter uma alimentação rica em antioxidantes, com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, perfeitos para a diminuição dos espasmos.
“Durante o período menstrual e na fase pré-menstrual, uma das minhas indicações é de as mulheres bebam bastante água, garantam a ingestão de chás diuréticos e de alimentos que aumentem a vontade de fazer xixi, como melancia e pepino“, comenta.
O salmão é famoso por oferecer altos índices de ácidos graxos ômegas 3
Outras boas fontes de alívio indicadas por Cíntia podem ser encontradas em alimentos ricos em ômega 3. “Salmão e sardinha, e oleaginosas, como nozes e amêndoas, serão bons aliados para cessar a dor por conta da ação anti-inflamatória”, complementa.
E além da alimentação?
Realizar atividades físicas também pode diminuir as dores das cólicas
Para as mulheres que acham que a melhor estratégia quando estão sentindo as dores é ficar em posição “fetal” e esperar até que o desconforto acabe, a médica ressalta que esse hábito não é o mais favorável.
“Uma medida que vai aliviar a pressão tem a ver com a pratica de atividades físicas. Além disso, manter a mente em um estado mais relaxado e controlar o estresse, assim como garantir uma boa noite de sono, são ações que poderão ter impactos significativos para redução dos sintomas da TPM e das cólicas”, ressalta Cíntia.
Quais alimentos podem piorar as cólicas menstruais?
Alimentos ultraprocessados são considerados os vilões da saúde
Há um grupo que faz com que as contrações uterinas fiquem ainda mais acentuadas.
“Alimentos inflamatórios são os piores para aumentar as cólicas menstruais. Durante esse período, o melhor é evitar a ingestão de carboidratos refinados, como macarrão e pão, por exemplo, e alimentos ricos em açúcar, além de bebidas alcoólicas. Essas comidas aumentam a inflamação no corpo, causando irritação e alterações de humor, o que pode intensificar os sintomas menstruais”, finaliza.
Fonte: Metrópoles