Os colecionadores de peças usadas em produções cinematográficas estão alvoroçados com o leilão dos sapatinhos vermelhos usados pela atriz Judy Garland em O Mágico de Oz. No filme, lançado em 1939, a atriz interpretou Dorothy e o calçado foi uma das marcas da personagem.
Os lances para compra das peças, no site da Heritage Auctions, já chegaram ao valor de 1.161.312 milhão de dólares, ou seja, mais de R$ 6,5 milhões na cotação atual. O pregão será encerrado no dia 7 de dezembro.
E, além de ter sido usado na procução, os sapatinhos de rubi têm uma história ainda mais curiosa: em 2005, eles foram emprestados para o Museu Judy Garland, em Minnesota, nos Estados Unidos, mas acabaram furtados e recuperados pelo FBI em 2018, 13 anos depois do crime.
Durante as investigações dos agentes, dois homens na faixa dos 70 anos foram acusados do roubo. Em depoimento, um deles revelou acreditar que os calçados era realmente cravejados de rubis. Porém, o Instituto Smithsonian informou que são apenas lantejoulas.
Outras peças da superprodução também estão sendo comercializadas na página da casa de leilões, como o chapéu da Bruxa Má do Oeste, as luvas do Leão Covarde e a peruca de Dorothy.
O filme norte-americano ganhou status de clássico e continua como uma referência nos dias atuais. Além da narrativa de fantasia e aventura, o figurino da personagem principal, Dorothy, também marcou a década. No dia 24 de maio de 2022, o icônico vestido xadrez usado pela heroína também foi leiloado.
Fonte: Metrópoles