No último domingo (9/11), um carro caiu em uma vala de retenção de água sem qualquer tipo de sinalização, em uma rua do Assentamento 26 de Setembro, no Distrito Federal, durante uma forte chuva que alagou o lugar.
Um casal voltava de um almoço com familiares e acabou caindo com o carro dentro de uma vala para retenção de água das chuvas.
Segundo relatos, as valas foram feitas para ajudar na retenção de água das chuvas e gerenciar o escoamento na região, mas não possuíam sinalização.
Os filhos do casal, de 4 e 6 anos, estavam em um veículo atrás, acompanhados por outros familiares e viram o incidente acontecer. O carro foi retirado da vala e nenhum dos envolvidos ficou ferido.
O Assentamento 26 de Setembro é uma área que está em fase de regularização. Fruto de grilagem, a região foi desmembrada da Floresta Nacional em 2022, o que permitiu o início do processo de formalização do setor e futura realização de infraestrutura. O Governo do Distrito Federal (GDF) informou que a regularização ainda depende de licenças, e uma decisão judicial proíbe o DF de realizar obras no local.
As intervenções emergenciais na região que foram permitidas pelo Instituto do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Ibram) já estão sendo providenciadas, segundo o GDF.





