O inhame, conhecido como cará em algumas regiões do Brasil, é um tubérculo rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo uma ótima opção para dar energia durante a atividade física e para auxiliar na perda de peso.
Além disso, por não elevar os níveis de açúcar no sangue, também pode ser utilizado por pessoas com diabetes. O consumo, entretanto, deve ser moderado pois, em excesso, o inhame pode engordar.
Por ser rico em fibras, proteínas, vitamina C e vitaminas do complexo B, o inhame apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras;
Ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade;
Ajuda a controlar o açúcar no sangue, devido ao seu alto teor de fibras;
Dá energia e favorece o ganho de massa muscular, pois assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos que mantém o aporte de energia para o treino;
Diminui os sintomas da menopausa e da TPM, por conter diosgenina, uma substância que ajuda no controle dos hormônios femininos;
Ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea, por ser rico em fibras e devido à presença do fitosterol diosgenina;
Previne doenças cardiovasculares, pois ajuda a controlar a pressão e diminuir o colesterol;
Facilita a digestão, reduz cólicas e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.
O inhame tem propriedades semelhantes às da batata doce e, para que seus benefícios sejam obtidos, deve ser consumido regularmente, dando preferência às preparações cozidas.
1. Bolo de inhame sem glúten e sem lactose
Este bolo é uma boa opção para utilizar nos lanches, podendo também ser consumido por pessoas que têm intolerância ou alergia ao glúten.
Ingredientes:
400 g de inhame descascado e cortado em pedaços;
4 ovos;
1/2 de xíc. de chá de óleo;
1 xíc. de chá de açúcar;
2 xíc. de chá de farinha de arroz, de preferência integral;
1 col. de sopa de fermento em pó;
3 col. de sopa de chocolate em pó.
Modo de preparo: no liquidificador, bata o inhame, os ovos, o óleo e o açúcar. Em uma tigela, coloque os demais ingredientes e acrescente aos poucos a mistura do liquidificador, mexendo bem com o auxílio de uma colher grande. Despeje a massa em uma forma untada e leve para assar em forno médio por cerca de 35-40 minutos.
2. Escondidinho de frango com inhame
Este escondidinho pode ser usado no almoço ou no jantar, além de funcionar como um excelente pré-treino.
Ingredientes:
750 g de inhame;
0,5 kg de carne moída;
1 cebola roxa;
3 dentes de alho;
1 tomate;
2 colheres de azeite de oliva;
2 colheres de queijo parmesão ralado;
Temperos a gosto (sal e pimenta).
Modo de preparo: cozinhar o inhame em água até que fique bem macio. Em seguida, amassar para deixar na consistência de purê, acrescentar azeite de oliva e sal e misturar bem. Temperar e refogar o frango, cozinhar e desfiar. Em um refratário de vidro untado com azeite, colocar uma camada utilizando metade do inhame cozido. Por cima, colocar o frango já desfiado e, em seguida, cobrir com outra camada de inhame. Em cima, adicionar o queijo ralado e levar ao forno a 200 graus por cerca de 25 minutos.
3. Danoninho de inhame
Essa é uma excelente alternativa ao iogurte industrializado, sendo uma opção mais saudável para as crianças.
Ingredientes:
300 g de inhame cozido somente com água;
1 caixinha de morango;
1 xícara de suco de maçã (natural ou industrializado)
Modo de preparo: cozinhar o inhame e depois jogar fora a água da cozedura. A seguir levar os morangos cortados para ferver juntamente com o suco de maçã porque isso irá adoçar a fruta. Depois de cozinhar os morangos, bater tudo no liquidificador e, se necessário, adicionar um pouquinho de água. Coloque em pequenos recipientes para resfriar na geladeira, durante cerca de 1 hora.
Além dos morangos, pode-se usar outras frutas como manga ou maracujá, por exemplo.
Fonte: Metrópoles