Sempre acreditamos que o design (em toda sua ampla denominação) só faz sentido quando vem atrelado à resolução de um problema e propondo soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas.
E quem não é designer pode também propor coisas desse tipo? Não só pode, como DEVE! É o caso da estudante de 15 anos Emily Duffy, que inventou sacos de dormir para moradores de rua. Mas não sacos de dormir comuns: eles são salva-vidas também, pois são impermeáveis, fáceis de ver e muito práticos. Isso é possível devido ao material da invenção, que é revestido com uma espessa camada de plástico-bolha à prova de fogo e que, além de proteger das chamas, ainda mantém o usuário seco. Os adesivos refletivos (aqueles usados em portas de carro, placas de trânsito) dão aos sacos alta visibilidade.
E as tiras de velcro permitem ao usuário entrar e sair do saco facilmente.
Mas não é “só” isso. Agora os sacos de dormir estão sendo feitos e produzidos por ex-moradores de rua (muitos deles ex-alcoólatras que passaram por um programa de desintoxicação na cidade de Dublin) como forma de incentivá-los a voltar ao trabalho e ajudar aqueles que ainda vivem nas ruas. O salário deles é maior que o salário mínimo na Irlanda.
Assim, essas pessoas ganham uma nova chance de se tornarem parte da sociedade, trabalhando, recebendo salário e ajudando a aquecer e proteger outras pessoas que ainda se encontram em situação de rua.
Fonte: Hypeness