Os servidores públicos aposentados e pensionistas do Distrito Federal ganharam acesso à prova de vida digital nesta quinta-feira (2/6). Atualmente, cerca de 50% beneficiários não fizeram a atualização presencial.
A portaria do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF) com a regulamentação do acesso digital foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta. A ferramenta foi desenvolvida junto com o Banco de Brasília (BRB).
Prova de vida passará a ser via app para os servidores públicos do DF
Vacinação vale como prova de vida para INSS. Veja outras comprovações
Entre janeiro e maio deste ano, 27.672 deveriam fazer a prova de vida presencial. No entanto, 13.776 não compareceram. Ou seja, 49,78% estão com a atualização pendente e correm risco de suspensão ou perda do benefício.
O Iprev-DF pretendia lançar o serviço em maio. Mas, segundo o instituto, foram necessários novos teste de segurança. O aplicativo fará o reconhecimento facial.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e Apple. O app está com o seguinte nome: Prova de Vida GDF.
Segundo o presidente do Iprev-DF, Ney Ferraz Júnior, a oferta da prova digital foi uma determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Aposentados e pensionistas que deixarem de fazer a prova de vida no mês em que estiverem aniversariando serão notificados para que, no prazo de até 30 dias, apresentem a documentação exigida, sob pena de suspensão do pagamento do benefício.
Fonte: Metrópoles