Uma maneira deliciosa e funcional de enfrentar o estresse e a inquietação é acrescentar ao cardápio alimentos que ajudam a combater a ansiedade. Poderosos para a saúde da mente, eles minimizam alguns dos sintomas provenientes dessa patologia, que já atinge mais de 13,2 milhões de pessoas no Brasil.
Entre tantas opções, a nutricionista Paula Castilho e a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki ressaltam que priorizar alguns nutrientes é a chave para o sucesso: “Um dos principais aliados para controlar o transtorno é o magnésio, mineral encontrado em vegetais de cor verde-escura, cereais, peixes e oleaginosas. Alimentos que aumentam os níveis de serotonina também devem ganhar destaque à mesa, já que estimulam o bem-estar e a felicidade”.
As especialistas explicam que o consumo dos alimentos contra ansiedade deve ser feito de maneira equilibrada e distribuída ao longo da semana. “Opte por enriquecer cada prato, variando de refeição para refeição. Assim, você tem uma dieta balanceada e com todos os nutrientes necessários”, diz Tamara.
É importante lembrar, ainda, que a alimentação é a base de tudo, mas não dispensa tratamento médico e psicológico, sobretudo em casos de transtornos e distúrbios.
Chocolate amargo
É um dos melhores se a missão é diminuir ansiedade e estresse. “Diversos estudos comprovam que o chocolate ajuda a aliviar os sintomas por ser rico em triptofano, magnésio e flavonoides. Ele também age de uma maneira muito positiva em mulheres na fase da tensão pré-menstrual”, a TPM, afirma Paula. Na hora de consumir, priorize os tipos meio-amargo e amargo, com pelo menos 50% de cacau.
Ovo
Antigamente, o ovo era apontado como vilão por ser rico em colesterol. Porém, estudos comprovaram que os ovos possuem muitas substâncias positivas para a saúde. “São ricos em colina, substância que está diretamente ligada à melhora da depressão e da insônia, além de proteínas e vitamina B12”, pontua Tamara.
Leia mais o sie Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles