
A mudança repentina e persistente dos hábitos intestinais sempre deve ser encarada como motivo de alerta. A condição pode ser um simples episódio de hemorroidas ou indicar um câncer colorretal. Os dois problemas de saúde têm sintomas parecidos, apesar de o câncer ser bem preocupante.
“Os sintomas iniciais das duas condições são bem parecidos, apresentando dor e sangramento. Se esses sinais persistem, o paciente precisa de uma avaliação médica para realizar os devidos exames”, explica a oncologista Janyara Teixeira de Souza e Silva, que atende em Brasília.
A hemorroida é a inflamação de veias na região do reto. A condição é comum e tende a melhorar naturalmente depois de alguns dias. Entre as causas de hemorroidas estão fazer muita força na hora da evacuação e passar muito tempo sentado no vaso sanitário.
O câncer colorretal ou de intestino é um dos tipos de tumores mais comuns no Brasil e acomete cerca de 41 mil brasileiros a cada ano. A formação de um tumor no intestino costuma resultar em mudanças no funcionamento do órgão como, por exemplo, a alternância de diarreias com episódios de constipação.
Câncer colorretal
sangue ao evacuar;
vontade constante de evacuar;
pressão ou dores abdominais;
fadiga e cansaço constantes;
alterações intestinais prolongadas, como diarreia ou constipação frequentes;
perda de peso sem motivo;
náusea.
Fonte: Metrópoles





