Diante de todas as incertezas, uma coisa é certa: neste ano, nem mesmo a pandemia vai tirar a magia do Natal. Mesmo que as condições de saúde e de segurança não permitam fazer grandes festas ou reunir centenas de pessoas, a data continuará sendo celebrada com muita alegria, graças ao DF- Cultural – Natal Digital nas Cidades.
O projeto das secretarias de Cultura e Economia Criativa e a de Economia do GDF, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (Ibeti), adaptou as comemorações de forma a seguir as medidas de prevenção e cuidados contra o coronavírus.
As carreatas com a presença do Papai Noel, que contarão também com apresentações de artistas locais e de servidores públicos do DF, por meio da parceria com a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vão espalhar alegria e as boas novas nos dias 16 a 23 e 25 a 29 de dezembro, a partir das 18h, nas regiões administrativas do DF. Nesta quarta-feira (16), o projeto se inicia com passagens pelo Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste.
“É uma forma diferente de celebrar o Natal! A carreta passa espalhando poeira de esperança para o novo ano”, comemora a secretária executiva de Qualidade de Vida da Secretaria de Economia, Adriana Faria.
Segundo o presidente do Instituto IBETI, Matheus Rodrigues da Silva, o projeto não só “leva emoção para as regiões do DF, com a presença do Papai Noel, mas também fomenta a produção cultural local em um ano tão difícil para a economia”. “Vamos fazer com que o espírito natalino adentre a casa das pessoas, levando uma mensagem de perseverança e esperança em dias melhores.”
“Para garantir o cumprimento das medidas sanitárias em função da Covid-19 e do distanciamento social, a velocidade dos veículos durante a carreata do Natal Digital nas Cidades será reduzida para que as pessoas possam escutar e ver das ruas e de suas casas, mas não vamos estacionar para evitar aglomeração”, destaca Sidnei Barreto, Coordenador Executivo do evento.
Confira o roteiro e as atrações locais em www.natalculturaldigital.com.br
Este projeto é proveniente de termo de fomento celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Regido pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), seus recursos têm origem em emenda parlamentar – dinheiro do orçamento do Estado com destinação indicada por parlamentares distritais e federais para finalidades de interesse público.
* Com informações da Secretaria de Economia
Fonte: Agência Brasília