

O ano de 2023 está logo ali. Então, venha com a gente para saber quais serão os principais fenômenos astronômicos do mês de janeiro.
Chuva de meteoros fará espetáculo no céu logo na primeira semana de 2023
No dia 4 de janeiro (quarta-feira), teremos o primeiro grande evento astronômico do planeta. A chuva de meteoros Quadrântidas terá o seu pico nessa data, proporcionando um espetáculo para quem ficar acordado até de madrugada no Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Os meteoros irradiarão da constelação de Bootes, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
Este será o principal evento astronômico do mês. Contudo, isso não significa que outras coisas interessantes não acontecerão no céu de janeiro.
Conjunções e ocultações – céu de janeiro
No dia 6 de janeiro (sexta-feira), teremos a Lua Cheia do Lobo, a primeira fase da lua deste tipo em 2023. No dia 22 de janeiro, Vênus e Saturno se encontrarão no céu, em uma incrível conjunção. No dia seguinte, poderão ser observadas outras conjunções, entre Lua e Saturno e entre Vênus e a Lua. Por fim, no dia 31, ocorrerá a Ocultação Lunar de Marte. Nessa época do ano, Marte será ocultado, como em um eclipse, pela trajetória da Lua.
Fonte: Hypeness