
Mudar um hábito pode parecer tarefa quase impossível, mas talvez só seja preciso suportar esse imenso esforço por 21 dias para começar a efetivar a transformação, por mais difícil que possa parecer – mas será que essa Teoria dos 21 Dias, desenvolvida nos anos 1960 a partir de trabalhos do cirurgião plástico estadunidense Maxwell Maltz, realmente funciona? Será que basta enfrentar e atravessar três semanas de adaptação para que uma nova prática seja naturalizada, e os benefícios possam começar a ser aproveitados?
A Teoria dos 21 Dias se baseia no livro “Psicocibernética”, de Maltz, no qual o médico aponta que, após uma cirurgia, seus pacientes levavam 21 dias para se adaptarem às mudanças e reconhecerem os benefícios do tratamento. A partir de tal percepção, a ideia é que tal prazo possa ser aplicado a outras áreas da vida, reconhecendo que é mais fácil para nosso cérebro planejar melhorias em curto prazo do que partir da noção de que uma eventual transformação precisa ser permanente – deva ser para sempre.
“Psicocibernética”
A sugestão parece eficaz e esperançosa, mas a prática da aplicação geral é, segundo estudos, mais complicada do que parece. A começar pelo fato de que a conclusão do médico se refere ao estrito contexto de uma recuperação e adaptação cirúrgica, baseado nos comentários de seus pacientes e em suas observações imediatas: a precisão do prazo e sua aplicação em outras aspectos se confirmam como mais desafiadoras do que uma simples promessa.
Um estudo publicado em 2009 no Jornal Europeu de Psicologia Social buscou precisar a duração desse processo de adaptação e aceitação sob o rigor científico – e a conclusão foi justamente mais longa e complexa. De acordo com a pesquisa, o estabelecimento de um novo hábito pode levar entre 18 a 255 dias, em variação que depende de qual a transformação almejada, quem está promovendo o esforço e da rotina da pessoa em transformação.
Assim, se por um lado a sugestão de basear uma mudança em um prazo menor do que o objetivo de torná-la perpétua parece especialmente eficaz, o processo em geral pode durar bem mais do que 21 dias. E o importante, então, é começar.
Fonte:





