Nas eleições de 2018, a plataforma teve 34 milhões de acessos e 1,5 milhão de escolhas por afinidade (matches). Nas eleições municipais deste ano, a expectativa é dobrar estes números. E desde que ela foi ao ar, há cerca de duas semanas, já foram mais de 500 mil acessos.
Similar aos aplicativos de relacionamentos, mas voltada para as eleições, a #TemMeuVoto se baseia em perguntas que auxiliam a apontar quais políticos têm ideias similares às do eleitor.
O usuário só precisa responder algumas questões, a exemplo dos temas que considera prioritários, como transporte, saúde, educação, cultura, entre outros.
Também são feitas algumas perguntas para ajudar a definir a orientação política. Não é necessário cadastro prévio. Após as respostas, a plataforma disponibiliza uma lista com os candidatos a vereador que mais mais se identificam com as preferências do eleitor.
Um clique em cada perfil apresentado mostrará mais informações sobre o candidato ou candidata: partido, minibiografia, sites oficiais, prioridades, posição ideológica.
Ao final, o usuário pode marcar seus favoritos e gerar uma espécie de “colinha eletrônica” com seus candidatos.
Quem quer votos também tem que participar
Mas para o “encontro” dar ainda mais certo, André Szajman – o coordenador do projeto – destaca que é necessário que os candidatos acessem o site e também respondam às perguntas.
A plataforma é colaborativa e depende de informações inseridas pelos candidatos. Inicialmente tudo que está lá já foi disponibilizado por fontes públicas oficiais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, acrescentou.
Fonte: O Livre