Quem não garantiu as compras de fim de ano ainda tem tempo. Mas é preciso correr para evitar aglomerações nos comércios do Distrito Federal nos últimos dias do ano. As lojas de rua e os shoppings funcionam até as 15h de quinta-feira (31/12). O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) informou que quem já estiver dentro dos estabelecimentos neste horário poderá continuar as compras normalmente. No feriado, todos estarão fechados e retomam os atendimentos no sábado (2/1).
O presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, disse que é impossível fazer uma estimativa sobre expansão ou queda nas vendas voltadas para o réveillon deste ano, principalmente devido à pandemia. No fim de 2019, houve incremento de 4% nas vendas. “Esperamos que o movimento nas lojas permaneça em ascensão porque gera empregos e renda num momento difícil da economia” pontuou.
Como não haverá festejos populares na Esplanada dos Ministérios, na Prainha, em clubes e em outros pontos turísticos e culturais da cidade, Edson ressalta que o réveillon será em família e que o ideal é reunir, no máximo, dez pessoas, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), e com todos usando máscara.
Devido o feriado prolongado, os serviços no DF terão horário alterado. Veja o que abre e o que fecha na capital:
COMÉRCIO
Lojas de rua e shoppings
Durante a semana, as lojas de rua e dos shoppings funcionam em horário normal. Já na véspera de ano-novo, na próxima quinta-feira, esses comércios, inclusive as praças de alimentação, fecham às 15h. No feriado, na sexta-feira, todos os estabelecimentos fecham.
SERVIÇOS DIVERSOS
Correios
Na próxima quinta e sexta-feira, os Correios ficarão fechados. No sábado, as agências de shopping abrem de 11h às 14. A empresa alerta que o prazo para contagem do prazo de envio dos pacotes postados em 30 de dezembro começa a contar no dia útil seguinte, ou seja, em 4 de janeiro.
Detran
Os postos do Departamento de Trânsito (Detran) funcionam até as 14h na véspera do feriado. Em 1º de janeiro ficam fechados.
Justiça
O sistema de Justiça suspendeu as atividades, seguindo o recesso forense. Desde 20 de dezembro, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) , o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) seguem o plantão judicial.
SAÚDE
Hospitais e Postos de Saúde
Na quinta-feira, os ambulatórios funcionam das 8h às 14h. No feriado, apenas as emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão funcionar.
Farmácias de alto custo
As farmácias de alto custo na Asa Sul, Ceilândia e Gama ficarão abertas até as 14h.
Hemocentro
Abrirá as portas nas vésperas do feriado das 7h às 12h, mas fecha no dia de ano-novo. Nos sábado, volta a funcionar normalmente, das 7h às 18h.
SEGURANÇA PÚBLICA
Delegacias
As delegacias de polícias vão funcionar em regime de plantão 24h.
TRANSPORTE
Metrô
Em 31 de dezembro, o Metrô vai abrir às 5h30, como de costume. Contudo, fecha mais cedo, às 20h. Em 1º de janeiro, o esquema é o mesmo de domingos e feriados: das 7h às 19h.
Ônibus
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que o esquema de circulação dos coletivos será divulgado esta semana. Os horários das linhas podem ser consultadas no site DF no Ponto.
LAZER
Torre de TV
O monumento estará fechado para visitantes na quinta-feira. Mas no feriado estará aberto, inclusive o mirante.
Brasília Iluminada
O projeto Brasília Iluminada, que conta com 415.770m² de área enfeitada com luzes, árvores coloridas luminosas, espaço cultural para apreciar o céu da cidade, além de um presépio virtual entre a Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e a Praça do Cruzeiro, segue até 17 de janeiro.
Parques
Os parques ecológicos também vão abrir normalmente ao longo do feriado e são mais uma opção de lazer neste período.
Zoológico
O Jardim Zoológico de Brasília vai seguir aberto de quinta a domingo, sem interrupções, das 9h às 17h, e os ingressos serão vendidos até às 16h. Mas há um limite de público no zoo, que recebe até 1,5 mil pessoas.
Cine-Drive In
Estará fechado apenas na véspera do feriado, na quinta-feira.
Fonte: Correio Braziliense