Donos de 22 escolas de idiomas que atuam no Distrito Federal criaram um grupo no WhatsApp para trocar informações sobre como estão enfrentando a pandemia de Covid-19, que fechou as unidades no primeiro semestre do ano. São nomes de empresas como IPA Idiomas, InFlux English School, Exchange Soluções em Idiomas, Number One, Wise Up, Yes!, Yázigi, FISK, Fluency Curso de Inglês.
Eles trocam experiências mercadológicas, indicações sobre serviços e soluções para atuarem com segurança. Os empresários do setor, que durante tanto tempo foram concorrentes, descrevem como positiva essa união, agora como parceiros de negócio.
“Estamos em escolas distintas, em bandeiras diferentes, mas o sonho é o mesmo. E percebemos que quando estamos juntos, temos mais força em todos os aspectos. Então, eu sempre imaginei que nós poderíamos conseguir coisas melhores unidos”, disse Romildo de Carvalho, diretor na inFlux e fundador do grupo.
Na opinião do empresário Luiz Henrique Bravo Garonce, diretor administrativo na Ipa Idiomas, o grupo pode fazer uma nova história para o ramo de escolas de idiomas do DF. Ele lembra que logo quando o governador editou decretos falando da volta das atividades nas escolas privadas, eles ficaram num limbo sem saber como proceder.
“Nós começamos a ter dificuldade até mesmo com aquilo que os decretos determinavam. Por exemplo, entendiam que éramos um ramo da educação formal, e nós somos considerados cursos livres”, conta. Ele explica que o grupo troca muitas informações sobre itens de segurança nas diferentes unidades.
Eugênio Souza, diretor do Fluency Curso de Inglês, comemora a atuação do grupo e os benefícios que a troca de informações trouxe para o empresariado do setor. “Antigamente, não havia tanta abertura e os empresários não falavam o que faziam dentro das suas escolas. As pessoas abrindo as portas e mostrando o que tem dado certo em suas unidades traz melhoria para todos”.
Fonte: Metrópoles