Pabllo Vittar sempre sensata, né? A drag queen mais seguida do mundo aproveitou o mês mundial do HIV, Dezembro, para conscientizar e atualizar seus mais milhões de seguidores no Instagram.
Em seus Stories, a cantora se mostrou atualizada e responsável sobre o assunto, falando até sobre PrEP, o método de prevenção ao HIV que tem reduzido drasticamente – como nunca antes na história – os números de infecções por HIV em todo o mundo, onde quer que seja aderida na saúde, como até mais recentemente em São Paulo.
“Estamos no Dezembro Vermelho, mês de prevenção do HIV e AIDS e estão rolando várias informações atualizadíssimas sobre esse assunto! Que tal bonita, você se informar mais um pouquinho?”, começa Pabllo.
Em seguida, ela cita alguns exemplos: “Quanto mais se informar, menos chances a gente vai ter de cometer sorofobia e de espalhar notícia fake por aí! Por exemplo, que HIV mata ou que quem usa PrEP é promíscuo!”.
E realmente, como lembrou Pabllo, há muito achismo e desinformação quanto à PrEP nas redes sociais, além de disseminação de fake news a respeito do medicamento, dúvidas em relação a outras ISTs que não necessariamente condizem com os fatos, além de até certo moralismo em alguns casos.
Mas nada de novo em uma sociedade cuja maioria na década de 80 era contra camisinha (como, por exemplo lembra Dráuzio Varella citando o papel ‘genocida’ da própria Igreja no documentário “Cartas Para Além do Muro”) e na década de 60 era contra pílula anticoncepcional… Toda inovação ou avanço da ciência no que diz respeito a medicina e sexo como fonte de prazer, costuma ter essa reação de parte de uma sociedade conservadora e de valores cristãos como é a brasileira, mesmo entre alguns LGBTs ou mesmo pessoas que não necessariamente são religiosas, mas absorvem estes valores e reproduzem sem questionar.
Se você não conhece ainda a PrEP ou tem dúvidas, informe-se no vídeo abaixo:
A fala de Pabllo Vittar, que serve de conscientização e alerta aos jovens, faz parte de uma ação do perfil Movimento Posithivo do Instagram, criado para divulgar informações recentes e verdadeiras sobre o HIV. “O que mata é o preconceito! Vamos se informar, tá bom meninas?”, conclui a drag aos seus seguidores.
Fonte: Põe na roda