

Eu te entendo. Todo mundo fala que você precisa fazer exercício, se alimentar melhor e, por fim, cuidar da sua saúde. Na rede social, uma leve “espiada” mostra gente sarada, com um corpo escultural, uma rotina perfeita, suplementos para tudo… Uma vida que, provavelmente, seja distante da sua realidade.
Eu sei que não é tão simples iniciar, e você acredita que, para mudar seus padrões, terá que gastar muito dinheiro e tempo, para citar dois exemplos. A verdade é que você deve se autocentrar, ficar focado e fazer o que está dentro das suas possibilidades.
Parta do princípio que você nunca teve o hábito de fazer exercícios e que, por muitos anos, vem se alimentando mal. Talvez sua rotina de trabalho seja pesada e, além disso, você tenha filhos e um marido.
Comece devagar. Proponha-se dedicar 20 minutos do dia à prática de atividades físicas. Pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta, pular corda, dançar, correr e, se conseguir, musculação.
Quanto à alimentação, sugiro que apenas diminuía a quantidade. Se você está acostumado a comer três colheres de arroz, coma duas; se tem por hábito comer uma barra de chocolate, coma a metade; ou substitua um dos seus lanches por uma fruta e oleaginosas, como amêndoa e castanha de caju.
Comece, também, a beber água, e ande sempre com uma garrafa na mão. Priorize dormir melhor, para isso, tente ir pra cama mais cedo. Não coma nada pesado antes de descansar e, horas antes de dormir, diminua um pouco a ingestão de líquidos a fim de não acordar várias vezes à noite para ir ao banheiro.
A intenção, nesse primeiro momento, é te proporcionar mais disposição para o seu dia. Consequentemente, o seu sono vai melhorar; e você se sentirá mais disposta, feliz e animada para o cotidiano.
Naturalmente, vai começar a perder peso, visto que diminuiu a ingestão calórica.
Depois que já estiver habituada a essa rotina, dê novos passos. Quem sabe começar a fazer uma modalidade que sempre quis; melhorar o hábito alimentar (fazendo escolhas alimentares mais saudáveis); buscar ajuda de um nutricionista para te orientar de acordo com suas preferências alimentares, objetivo, rotina e até mesmo restrições alimentares, caso tenha alguma intolerância.
Nem sempre estamos no clima, e tudo bem! Acontece com todos nós. No entanto, na maioria das vezes temos que nos esforçar. Dar esse primeiro passo pode ser o pontapé para grandes mudanças.
Fonte: Metrópoles