Uma iniciativa inusitada foi criada pelas autoridades da ilha de Bali, na Indonésia, para reforçar a necessidade do uso de máscara para evitar a transmissão do coronavírus. Estrangeiros que não usam o item de proteção, ou o colocam de maneira errado, precisam “pagar” flexões de braço.
Segundo entrevista de um agente de segurança à AFP, a maioria das pessoas flagrada sem o item de proteção diz que não sabia da regulamentação. Outros argumentos comuns são os de que se esqueceram, que as máscaras molharam ou foram danificadas.
A punição oficial é de 100 mil rúpias, algo em torno de R$ 37. Mais de 70 pessoas já tiveram que pagar a multa, aqueles que informam estar sem recursos são encaminhados para as flexões. Pessoas sem máscara precisam fazer 50 repetições, e quem usa o item de forma errada, com o nariz para fora, por exemplo, deve cumprir 15.
A ilha está fechada para estrangeiros desde abril de 2020 e foi bastante afetada pela pandemia. Porém, há pessoas de outros países que moram no país ou chegam de outras nações do Sudeste Asiático.
Fonte: Metrópoles