A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) publicou, no Twitter, um texto sobre as belezas naturais da região Centro-Oeste do país. A imagem da publicação, no entanto, é do Jalapão, em Tocantins, que fica na região Norte do Brasil.
A publicação é um post promovido, ou seja, é um espaço comprado para que o conteúdo ganhe mais engajamento na rede social. O texto não tem data de publicação e não aparece na página principal da Embratur no Twitter, mas pode ser visto por usuários da rede.
“Já pensou em conhecer melhor as belezas do Centro-Oeste? As paisagens e as cachoeiras são espetaculares”, diz o texto. No entanto, a foto de destaque da publicação é de uma paisagem do Jalapão, em Tocantins, na região Norte do Brasil. Ainda há, na imagem, um balão de texto com as palavras “Jalapão – TO”. Veja a seguir.
A publicação também tem um link para a página da campanha Destinos Incríveis, da Embratur, lançada em novembro de 2020 para promover o turismo doméstico no Brasil.
Em resposta ao questionamento feito pela reportagem por meio do Twitter, o perfil da agência disse que houve um “equívoco”.
“Realmente houve um equívoco no texto! A campanha é para promoção de destinos de proximidade. Não só dentro da região Centro-Oeste. Já estamos realizando o ajuste necessário”, publicou a Embratur no Twitter.
A reportagem também procurou a agência para prestar esclarecimentos oficiais, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.
Turista roubada
Em fevereiro do ano passado, a Embratur disse ter cometido um “equívoco” ao compartilhar o depoimento de uma turista que reclamava da violência na cidade do Rio de Janeiro. No Instagram, a mulher disse ter sido assaltada. A publicação foi feita em inglês e reproduzida na rede social da Embratur.
“Eu acabei de passar três dias no Rio com a minha família e nesses três dias: minha família e eu fomos roubados e minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento”, relatou a turista.
“Eu não posso recomendar uma visita à cidade onde eu sinto medo até mesmo de deixar o apartamento. Com esperança, as coisas vão melhorar no futuro e os locais e turistas poderão aproveitar a beleza que o Rio tem para oferecer”, finalizou.
Procurada pelo Metrópoles, a Embratur informou, à época, que o compartilhamento foi um “equívoco”. “A agência trabalha para a promoção internacional do turismo e tornar notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019”, afirmou por meio de nota.
Fonte: Metrópoles