Você já experimentou algum truque ou receita dos tempos de sua avó? Se não, provavelmente já ouviu falar das fórmulas “milagrosas” que fizeram sucesso entre nossos antepassados. Hoje, vemos uma retomada desses ingredientes queridinhos do bem-estar. A indústria dos cosméticos tem apostado cada vez mais em substâncias naturais que, originalmente, costumam ser valorizadas pela ayurveda, pela medicina chinesa ou pelas comunidades espirituais por muito tempo.
O óleo essencial de olíbano é um exemplo. Acredita-se que o ingrediente fazia parte da rotina de skincare de Cleópatra, a rainha do Nilo. Além disso, é citado na Bíblia, juntamente com o ouro e a mirra, como item presenteado pelos Reis Magos ao menino Jesus.
O olíbano é uma resina aromática obtida de árvores africanas e asiáticas usada na perfumaria e na fabricação de incensos.
Olíbano
Mas, será que a substância é tão extraordinária assim? E, afinal, como podemos incorporá-la ao nosso ritual de beleza?
A coluna Claudia Meireles conversou com a empresária Tais Stertz, apaixonada pelos óleos essenciais. “Comecei a me interessar sobre os óleos essenciais logo que comprei a farmácia de manipulação Farma Brasília, devido à crescente procura dos clientes, e tudo isso associado ao início da pandemia, em que os fregueses passaram a procurar o produto para aumentar a imunidade e controlar a ansiedade. Então, fui me informar sobre o produto, acabei me apaixonando pelos óleos e os introduzi no meu dia a dia”, explica. Segundo ela, a adesão ao produto contou com a ajuda do amigo e consultor, Rodrigo Seixas.
Diante dessa busca por informações, Tais se deparou com o óleo de olíbano e os diversos proveitos que ele é capaz de trazer. “Ele é conhecido como o rei dos óleos essenciais, e possui uma grande variedade de usos e benefícios. O olíbano é reverenciado por sua habilidade de ajudar a embelezar e revigorar a pele quando aplicado topicamente”, afirma.
“Para algumas religiões, o olíbano era considerado um bem de alto valor nos tempos bíblicos… Seu perfume evoca sentimentos de satisfação, paz, relaxamento e bem-estar em geral, o que explica seu valor único em tempos antigos. Assim como no passado, ele é altamente valorizado e continua sendo um de nossos óleos essenciais mais populares”, conta a empresária.
Como usufruir do óleo de olíbano
Segundo Tais, pode-se aplicar o óleo de olíbano diluído em óleo de coco na sola dos pés para equilibrar o humor. Também vale massagear as palmas das mãos depois de um dia de trabalho cansativo.
De acordo com a empresária, o produto é excelente para ser usado aromaticamente na meditação e em momentos de oração. Basta inalar com as mãos em concha ou através de um difusor. Seu aroma é de incenso terroso e temperado.
O produto é indicado, também, para aromaterapia durante meditação
“Poderia ficar falando durante muito tempo sobre as inúmeras propriedades desse óleo, mas o que posso dizer, de todo o coração, é que toda pessoa no mundo deveria ter, pelo menos, um frasco dele dentro de casa”, diz Tais Stertz. “ E que as pessoas tivessem acesso a conhecer mais sobre este verdadeiro presente”, completa.
Para comprar, a expert indica a marca dō Terra, segundo ela, uma das mais seguras no quesito qualidade. “Eu sou usuária exclusiva dos óleos essenciais da dō Terra. Estudei muito sobre a empresa antes de consumir e a importância de ser um produto de procedência. Todos eles possuem CPTG, um certificado de pureza testado e garantido”, recomenda.
Óleo de olíbano, da marca dō Terra
Pequeno frasco com grande poder
O óleo de olíbano possui propriedades adstringentes naturais, equilibra a produção de oleosidade na pele, além de fortalecer e melhorar seu tônus, elasticidade e mecanismos de defesa contra bactérias ou manchas. Alguns estudos apontam que o ingrediente também tem propriedades anti-inflamatórias, por isso, tem sido adicionado em cosméticos desenvolvidos por grandes marcas de beleza no tratamento de acne, envelhecimento e hiperpigmentação.
Uma dica é pingar duas gotas do ingrediente a duas colheres de sopa de seu creme favorito (ou óleo de coco) e massagear em torno dos olhos para prevenir os sinais de envelhecimento.
Vale, ainda, adicionar três gotas do produto e duas gotas de óleo essencial de gerânio em uma toalha de rosto quente, pressionar no rosto por alguns segundos e, em seguida, limpar. A prática fortifica e ilumina a pele.
Diluir é essencial!
Dependendo do tipo, os óleos essenciais devem ser diluídos em óleos vegetais. Ao utilizar o de olíbano, sempre o dilua com o óleo de coco, azeite de oliva ou o de jojoba, por exemplo. A proporção, geralmente, é de duas gotas de óleo essencial para duas colheres de sopa de óleo carreador.
Mulheres grávidas (ou amamentando) e crianças devem consultar seu médico antes de usufruir de qualquer óleo essencial.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
Fonte: Metrópoles