Goiânia – Qualquer morador de Goiânia a partir dos 18 anos de idade já pode se cadastrar para entrar na fila da vacinação contra a Covid-19. O pré-agendamento está disponível no aplicativo para celular da Prefeitura de Goiânia, o Prefeitura 24 horas. Ele pode ser encontrado nas lojas de aplicativos dos aparelhos.
A administração já está preocupada em organizar a fila e se planejar. Isso ocorre, primeiro, em função da expectativa de liberação regular de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde, conforme compromisso firmado.
Mas também tem a ver, em segundo lugar, com a possibilidade de compra das próprias vacinas por meio de um consórcio. Nesta terça (23/3), a Câmara de Vereadores autorizou o município a participar da aquisição de imunizantes.
Atualmente, os grupos que estão sendo vacinados ainda são os idosos. Mas a chegada de novas doses tem reduzido cada vez mais as faixas etárias. Para se ter ideia, depois de começar a vacinar nesta terça (23/3) a população a partir de 71 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adiantou que o agendamento para o público a partir de 68 já está sendo feito para que as doses possam ser aplicadas a partir desta quarta (24/4).
Cadastro
O serviço digital de agendamento foi disponibilizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). De acordo com as pastas, quando chegar o momento da vacinação, a pessoa cadastrada receberá uma mensagem por e-mail confirmando o local e o horário.
Para realizar o agendamento, será necessário ter login e senha de acesso ao aplicativo Prefeitura 24 horas e preencher o pré-cadastro clicando no ícone “Agendamento Vacina Covid-19”. Caso o cidadão se enquadre nos critérios de vacinação estabelecidos pela Plano Nacional de Imunização e esteja contemplado no cronograma do momento, será disponibilizada a tela de agendamento.
Será possível escolher data, hora e local de vacinação. Após o agendamento, o usuário receberá um e-mail de confirmação.
Caso ainda não tenha chegado o momento da pessoa ser vacinada, ela entra na fila de espera. O aplicativo avisará quando a vacinação estará disponível para a faixa etária do cadastrado.
Organização
Para o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, o aplicativo organiza o processo de vacinação, atende aos critérios de biossegurança e ainda permite que a SMS programe a ampliação de postos.
“Hoje estamos com nove postos de vacinação, sendo sete fixos e três na modalidade drive-thru, a partir de amanhã já serão 25 postos com a inclusão de 13 salas de vacinação em unidades de saúde e mais dois drives, um no Estádio Serra Dourada e outro no Shopping Eldorado”, pontua.
Os cidadãos que não tiverem condições de usar o aplicativo poderão se dirigir aos postos de vacinação espontaneamente, conforme cronograma, para serem vacinados.
Ampliação
Nesta terça-feira (23/3), a Prefeitura de Goiânia ampliou a faixa de vacinação contra Covid-19 para a população a partir de 71 anos. O fato ocorreu pela chegada de vacinas ao município. Ao todos, são mais 43,6 mil doses.
A organização dos grupos a partir de 71 anos para aplicação da primeira dose não segue ordem alfabética. Para atender a esse público, que é mais numeroso, as equipes nos nove locais de vacinação serão reforçadas e o horário estendido, indo das 8h da manhã às 18h.
Aqueles que forem tomar a primeira dose devem dirigir-se aos postos munidos de cópias dos documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. Já as pessoas que irão receber o reforço precisam, além destes documentos acima, levar também o comprovante (cartão) de vacinação da primeira dose.
Compra de vacinas
A Prefeitura de Goiânia foi autorizada nesta terça-feira (23/3) a comprar vacinas contra a Covid-19. Em sessão presencial, a Câmara de Vereadores da capital goiana aprovou, com 31 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto que libera o município a integrar consórcio nacional de municípios para negociar os imunizantes.
Com isso, a cidade poderá buscar vacinas, junto ao consórcio, sem a intermediação do Governo Federal. Segundo o Executivo municipal, serão destinados R$ 55 milhões do Fundo Municipal de Saúde para a compra das vacinas, além de outros R$ 5 milhões repassados pela Câmara de Vereadores.
Na ocasião, também foi aprovada uma emenda do vereador Marlon (Cidadania), para que a aquisição ocorra preferencialmente por meio do Consórcio Nordeste, que reúne municípios da região.
Grandes cidades
No município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, a vacinação contra a Covid-19 foi retomada na última sexta-feira (19/3), em idosos acima de 70 anos. Este cronograma segue ao longo desta semana nos sete pontos montados pela Prefeitura.
A aplicação da primeira dose pode ser feita nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento. Também foram ofertadas vagas para imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.
Em Anápolis, a cerca de 60 km de Goiânia, os idosos também devem se cadastrar pelo Zap da Vacina. No município, o cronograma de vacinação nesta semana foi o seguinte: segunda (22) e terça (23), idosos com 73 anos, já cadastrados; na terça-feira (23) e quarta-feira (24) é a vez dos idosos com 72 anos; quarta (24) e quinta-feira (25) são os dias para pessoas com 71 anos se imunizarem.
Já os cadastrados com idade de 70 anos podem se digirir aos pontos fixos na quinta (25) e sexta-feira (26) para tomarem a primeira dose da vacina. Os idosos acima dos 68 anos também foram liberados para o cadastro para a vacinação.
Fonte: Metrópoles