Israel e Nova Zelândia aprovaram, em caráter temporário, a venda do spray nasal de óxido nítrico (Nons, na sigla em inglês) da empresa de biotecnologia canadense SaNOtize, que pode ajudar na prevenção da transmissão do vírus causador da Covid-19. A informação foi anunciada pela companhia na segunda-feira (22/3), segundo a agência Reuters.
Não é o mesmo spray nasal negociado pelo governo brasileiro, o EXO-CD24, desenvolvido em Israel. “O governo de vocês está negociando o tratamento errado. [O spray da] SaNOtize é diferente, muito mais avançado [no desenvolvimento] e com resultados mais fortes que o EXO-CD”, disse a assessoria da SaNOtize à CNN.
O EXO-CD24 se tornou a nova aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus. O governo brasileiro tem a intenção de trazer o medicamento para o país. No início de março, uma comitiva presidencial foi enviada a Israel para tratar do assunto. Os governos dos dois países fecharam acordo para testar a segunda e a terceira fases do spray no Brasil.
O Nons protege os usuários de vírus que entram no corpo através das vias nasais superiores.
Na semana passada, a SaNOtize e o Fundo dos Hospitais Ashford e St Peter’s do NHS (sistema de saúde inglês), de Surrey, no Reino Unido, anunciaram os resultados dos testes clínicos do Nons, que mostraram que ele é um tratamento antiviral efetivo e pode ajudar a prevenir a transmissão da Covid-19, diminuir os dias de infecção e reduzir a severidade dos sintomas e danos em pessoas infectadas.
Chris Miller, diretor científico da SaNOtize, disse que a formulação de óxido nítrico para uso em humanos deve “matar os vírus nas vias aéreas superiores, prevenindo que eles fiquem em incubação e se espalhem pelos pulmões”.
A produção do Nons, sob o nome comercial Enovid, começou em Israel com a parceira da SaNOtize Nextar Chempharma Solutions. A previsão é que o produto comece a ser vendido no país a partir de junho.
Na Nova Zelândia, a SaNOtize obteve o registro do spray nasal junto à agência reguladora do país, o que permite que a empresa distribua e venda o Nons nas farmácias imediatamente, disse a empresa.
Fonte: Metrópoles