Que baleias e morcegos têm a capacidade de se guiar pelos sons, a gente já sabe. Mas cientistas do Reino Unido acreditam que os seres humanos também são capazes de desenvolver habilidades de ecolocalização. Esse seria o sexto sentido humano, ao lado de olfato, paladar, tato, visão e audição.
A psicóloga Lore Thaler liderou um grupo de cientistas para investigar essa hipótese. Ao todo, 26 pessoas, entre 21 e 79 anos, participaram do experimento, sendo que 12 delas eram cegas desde a infância e outras 14 tinham 100% de visão. Todas elas participaram de um treinamento que durou 10 semanas para desenvolver habilidades de ecolocalização.
Além desse grupo, havia outras sete pessoas que já estavam acostumadas a usar ecolocalização no dia a dia há pelo menos dez anos. Elas participaram da pesquisa como parte do grupo de controle. – Espécie nova de baleia é descoberta na costa mexicana Os pesquisadores então testaram os voluntários para ver se eles conseguiriam estimar o tamanho e o local exato de um objeto sem enxergá-lo. Ou, ainda, conseguir encontrar um caminho sem ter qualquer visão dele.
Quando o período de testes passou, os cientistas perceberam que mesmo aquelas pessoas que nunca tinham treinado habilidades de ecolocalização tiveram uma performance impressionante. – A baleia mais solitária do mundo não tem família, não pertence a um grupo, nunca teve um parceiro Algumas dessas pessoas se saíram tão bem quanto as que já estavam acostumadas com a habilidade. Entre os participantes cegos, 83% disseram que, após o treinamento, se sentiam mais independentes. “O que nos fez explorar isso, em primeiro lugar, foi que é uma habilidade tão fascinante e que tem um grande potencial para ajudar pessoas cegas e para investigar a neuroplasticidade em um nível mais geral”, afirmou a Dra. Lore, em entrevista ao “Gizmodo”.
Fonte: Correio Braziliense