O chapéu-de-couro é uma planta medicinal (também conhecida por chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mireiro, congonha-do-brejo, erva-do-brejo, aguapé, erva-do-pântano, chá-de-pobre) muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido à sua ação diurética.
O seu nome cientifico é Echinodorus grandiflorus e a planta pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensiva e laxante.
A planta também serve para auxiliar o tratamento de inflamações de garganta e na cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.
Unido com o hibisco, o chapéu-de-couro pode ajudar a desinchar o corpo e reduzir medidas.
Confira a receita:
Ingredientes
20 g de chapéu-de-couro
20g de hibisco
1 litro de água
Modo de preparo
Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Tape, deixe esfriar e, a seguir, coe. Tome este chá ao longo do dia.
O chapéu-de-couro está contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca e renal, não devendo ser tomado com medicamentos anti-hipertensivos.
Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Com informações do portal Tua Saúde
Fonte: Metrópoles