O Ministro da Educação e pastor evangélico Milton Ribeiro afirmou que o ‘inclusivismo’ de alunos com deficiência atrapalha a educação brasileira. Durante sua polêmica entrevista ao programa ‘Sem Censura’ da TV Brasil, órgão de comunicação do governo federal, o chefe da pasta afirmou que crianças com deficiência ‘atrapalhavam’ os outros estudantes.
Milton Ribeiro criticou política do ‘inclusivismo’ de crianças com deficiência. O que isso significa? Também não sabemos.
Essa é a frase completa do Ministro: “O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, disse Milton Ribeiro.
A fala capacitista de Milton Ribeiro mostra que apesar do tom mais sóbrio do Ministro em comparação a Ricardo Vélez e Abraham Weintraub, os ideais para a educação não mudaram de perspectiva durante o governo Jair Bolsonaro.
Na mesma entrevista, o pastor evangélico também disse que a ‘universidade deve ser para poucos’. O Ministro afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que sua fala foi tirada do contexto. Mas acabou dizendo a mesma coisa, com outras palavras: “Fiquei muito incomodado. Minha fala foi tirada do contexto. O inclusivismo, que foi política do governo anterior, pega a criança e joga ela na sala de aula sem nenhum preparo, capacitação e ambiente para receber essas crianças. Temos algumas crianças com grau de autismo severo que ela cria dificuldades para ela e para as outras”, se justificou.
O Senador Romário (PL-RJ), que defende o direito das crianças com deficiência dentro do Congresso Nacional, classificou o ministro como um ‘completo idiota’ após a fala. “A atividade de educar salva vidas, transforma pessoas e nações, impulsiona a economia, elimina barreiras e transforma o mundo em um lugar melhor. Homens e mulheres que ocupam posições de gestão pública devem trabalhar incansavelmente para que essa magia que a educação gera possa acontecer. Para isso, eles não devem poupar recursos para derrubar barreiras permitindo que todos tenham acesso e possam participar plenamente da sociedade, sendo educados, de maneira plena, sem sofrer preconceitos por suas diferenças. O ministro da Educação faltou a muitas aulas, deixando a imbecilidade tomar o lugar da inteligência e da humanidade. Você é um completo idiota”, disse Romário em suas redes sociais.
Fonte: Hypeness