Um reportagem feita pelo programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, revelou como funciona o “golpe dos nudes”, uma prática que tem se tornado comum entre os criminosos para extorquir pessoas através da internet.
Os bandidos criam o fake de uma mulher e enviam fotos sensuais para homens – as principais vítimas -, que se engajam em conversas de teor sexual com o perfil falso. A partir de então, os criminosos fingem ser pais e mães de supostos menores de idade e chantageiam as vítimas para que elas não sejam denunciadas pelo crime de pedofilia. – Juliana Paes perdeu quase R$ 500 mil em golpe contra famosos investigado pelo MP Os criminosos fingem ser mães e até criam cenários de delegacia para amedrontar as vítimas, que acabam caindo na chantagem. “Ela se demonstra uma mãe bem apavorada. Demonstra uma realidade na fala dela até pelo sotaque bem característico aqui do interior do Rio Grande do Sul, o que acaba fazendo com que as vítimas efetivamente acreditem que tenham conversado com uma menor desavisadamente. E praticado algum mal para essa menina”, destaca André Lobo Aniceti, delegado que desbancou uma dessas quadrilhas, ao Fantástico.
Um agricultor de Goiás perdeu R$ 25 mil para os golpistas. “Começou a me chantagear pedindo dinheiro. Eu fiquei muito abalado com essa situação. Fui procurar uma psicóloga para tentar superar o trauma”, disse. O golpe tem se tornado comum no sul do país e pode se espalhar em breve para todo o Brasil. – Como um golpe fez italiano acreditar por 15 anos que namorava Alessandra Ambrósio Para se proteger do golpe, evite a conversa com desconhecidos nas redes sociais. Evite trocar mensagens íntimas com pessoas que você não conhece e se certifique sempre que não se trata de um fake. Além disso, caso comece a ser extorquido dessa forma, denuncie à polícia o mais rápido possível.
Fonte: Hypeness