Quem é “pai ou mãe” de pet sabe: não existe medo maior do que o de perder seu bichinho, né?! Por isso, é recomendado ficar atento às portas abertas, manter uma coleira com identificação no animal e não passear sem guia. Mas, às vezes, nem mesmo todos esses cuidados são suficientes para impedir a fuga do animal.
Pensando nisso, a tecnologia se uniu ao mundo dos pets para desenvolver um aplicativo gratuito que ajuda a encontrar o seu peludo. Disponível para Android e iOS, o app é uma iniciativa da empresa especializada em produtos pets, PUPZ, e utiliza reconhecimento facial e inteligência artificial (I.A) para reconhecer e encontrar o fujão.
“Nós levamos anos para desenvolver esse aplicativo, que por meio da I.A consegue ligar os pontos da face do animal para identificá-lo. Para isso, nós utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais — a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema”, explica o especialista em tecnologia e idealizador Carlos Fabbro, que também é tutor da Chanel, a musa inspiradora do app.
Leia o texto completo no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles