Os dias quentes pedem por uma bebida gelada e refrescante como, por exemplo, a soda italiana. Embora pareçam inofensivas, algumas opções podem acabar sabotando a dieta devido ao elevado número de calorias presentes em um único copo.
Apesar do sabor agradável, a soda e mais os refrescos industrializados e os energéticos à base de xarope de guaraná, taurina e cafeína são ricos em calorias vazias, ou seja, carboidratos que não nutrem o organismo.
A nutricionista Paulina Nunes Heringer explica que, além de muito açúcar, as bebidas industrializadas contêm uma quantidade alta de corantes, conservantes, aromatizantes, sódio e aditivos químicos.
“O consumo dessas bebidas está aumentando a cada dia, e muitas vezes as pessoas não fazem ideia da composição”, afirma Heringer. A soda italiana, por exemplo, pode conter 100 calorias em um único copo por conta da adição do xarope de frutas.
Substitutos
A nutricionista explica que é preciso fazer escolhas inteligentes e ficar atento aos rótulos dos produtos.
“Não é preciso ser radical e cortar esse tipo de bebida de vez do cardápio. Basta ficar atento às informações nutricionais e procurar versões mais saudáveis sem conservantes e açúcares”, explica.
Essas bebidas ainda podem ser substituídas por opções menos calóricas, como a água com gás e limão, os chás gelados sem adoçante, os sucos verdes (sem coar) e a kombucha.
Fonte: Metrópoles