A dupla holandesa Studio Drift encontrou uma forma artística, criativa e até poética de “reconstruir” monumentos destruídos pelo tempo, inacabados ou incompletos. Eles usam drones de iluminação para ocupar esses espaços vazios, ajudando os arquitetos a visualizarem seus projetos em tamanho real em caso de restauração ou conclusão.
PUBLICIDADE
Além de visualmente bonita, a solução é sustentável.
Entre esses monumentos, estão desde a Igreja Sagrada Família, em Barcelona (Espanha), até o Coliseu de Roma, na Itália. Com sede em Amsterdã, a companhia de Ralph Nauta e Lonneke Gordijn usou justamente a Sagrada Família, uma das referências arquitetônicas de Barcelona – ainda inacabada –, como cenário para apresentar as melhorias do software de seus drones.
“Um grande edifício pode mudar drasticamente a paisagem de uma cidade. Podemos ajudar a visualizar como uma nova estrutura pode enriquecer uma paisagem urbana. Pode ajudar a mostrar a uma comunidade local como sua cidade será”, disse Ralph Nauta, em entrevista ao site Tech e Blog. “Essas conquistas humanas, construídas ao longo de gerações com ofícios esquecidos, merecem toda a atenção que podem receber.” A dupla está na ativa há cinco anos: sua primeira instalação de arte performática ocorreu em 2017, em um show de drones chamado “Franchise Freedom”.
Fonte: Hypeness