A diabetes é uma doença crônica que afeta 422 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue podem provocar uma série de sintomas, como o aumento da sede e sensação de boca seca, fadiga, náuseas e visão embaçada, por exemplo.
Porém, dois sinais específicos podem ser observados pelos pacientes atentos a mudanças no comportamento no banheiro: aumento significativo da vontade de urinar e infecções urinárias frequentes.
O aumento da glicose no sangue é uma das causas desse sinal. Ele força os fluidos para fora das células, aumentando a quantidade de líquido entregue aos rins, aumentando, consequentemente, a vontade de urinar. Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Infecções genitais
A grande quantidade de açúcar circulando no sangue favorece a proliferação de microrganismos e suprime a ação do sistema imunológico, o que contribui com o surgimento dos sintomas de infecção em homens e mulheres. As principais são a candidíase, infecção urinária e pelo fungo Tinea cruris.Sensação de queimação ao fazer xixi e urina turva, além da presença de sangue, são alguns sinais que merecem atenção.“O reconhecimento desses sinais é fundamental para a conduta e resolução a ser tomada. Problemas de próstata no homem nessa faixa etária (entre 50 e 60 anos) são muito comuns, porém, temos que nos lembrar que os sintomas podem ser causados também pela diabetes”, alerta o endocrinologista Marcos Troian em entrevista ao site da SBU.Outros sintomas do diabetes tipo 1:
Sede constante;
Fome frequnte;
Perda de peso;
Fraqueza;
Fadiga;
Mudanças de humor;
Nervosismo;
Náusea;
Vômito.
Os sintomas do diabetes tipo 2 são semelhantes ao tipo 1, mas geralmente são menos marcantes. Eles também podem incluir:Visão embaçada;
Dificuldade na cicatrização de feridas;
Formigamento nos pés;
Furúnculos.
Tratamento
O tratamento da diabetes é fundamental para poupar o paciente da progressão da doença e de danos no coração, nos vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. O controle da doença pode ser feito com mudanças nos hábitos de vida – dieta e atividade física –, além do manejo de outros fatores de risco conhecidos que danificam os vasos sanguíneos.
Fonte: Metrópoles