Apenas seis a cada 100 estudantes do 3º ano do ensino médio aprenderam adequadamente matemática nas escolas públicas locais e federais na capital do Brasil em 2021, segundo pesquisa feita com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.O estudo revelou um desempenho abaixo na maior parte das metas esperadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Distrito Federal.Segundo o estudo, apenas 6% alunos alcançaram o aprendizado adequado em matemática, enquanto 45% assimilaram o básico e 49% apresentaram resultado considerado insuficiente.Em 2015, o índice de aprendizado adequado das contas no ensino médio nas unidades públicas locais e federais era de apenas 5% em 2017. Ao final de 2019, a rede pública da capital brasileira reagiu e atingiu 7%. No entanto, voltou a cair.O mapeamento foi traçado pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). As informações estão disponíveis na plataforma QEdu.Desafios iniciais e finais
Os indicadores no 9º ano final também preocupam. Apenas 16% dos alunos assimilaram as aulas. De acordo com levantamento, 58% aprenderam o básico e 26% não construíram o conhecimento matemático suficiente.Entre os alunos do 5º ano inicial, 50 conseguiram conquistar o aprendizado adequado em 2021. Somente 13% não tiveram desempenho suficiente. No entanto, em 2019, 58% haviam aprendido adequadamente todas as contas.Português
No caso do aprendizado do português, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram o aprendizado esperado. Na sequência, 34% obtiveram os conhecimentos básicos, enquanto 28% não assimilaram o conteúdo.No corte pelo 9º ano final, 38% tiveram o aprendizado adequado, 48% ficaram no básico e 14% não conseguiram assimilar o suficiente.O melhor desempenho no aprendizado da língua portuguesa ficou entre os alunos do 5º ano inicial. Nestas turmas, 65% dos estudantes conseguiram bom desempenho em sala de aula. Somente 8% não aprenderam o suficiente.Tanto na matemática, quanto no português, os alunos com desempenho satisfatório são classificados entre aquelas com aprendizado avançado e proficiente.Entenda os níveis de aprendizado:Avançado – Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadorasProficiente – Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamentoBásico – Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforçoInsuficiente – Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdosIdeb
O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). E cada segmento de alunos possui uma meta.No caso de ensino médio, o índice total ficou em 4,5, enquanto a meta era de 5,4. Nas escolas públicas locais do DF atingiu 4, ficando distante da previsão de 4,8. A rede privada atingiu 6,2, mas não superou a marca prevista de 7,2.Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no InstagramReceba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.Fonte: Metrópoles