Uma pesquisa realizada pela Universidade de Dundee, no Reino Unido, constatou que canções mais rápidas e alegres ajudam os bebês a pegarem no sono mais facilmente. Em contrapartida, as músicas mais tristes e lentas apresentaram menor eficácia nos testes.
O estudo envolveu 100 bebês com menos de uma semana de vida. Os testes consistiam em tocar músicas alegres e medir a frequência cardíaca dos recém-nascidos. Como resultado, os batimentos cardíacos diminuíram e os nenéns, que estavam apenas sonolentos, dormiram.
Autora da pesquisa, a médica Emese Nagy explicou que a emoção causada por uma canção de ninar pode impactar na qualidade do sono de um bebê, pois eles têm reações inatas à música.
O estudo publicado na revista Psychological Studies, descobriu ainda que as canções de ninar, sejam melancólicas ou mais animadas, são melhores para fazer um bebê adormecer do que o silêncio total. “Quando há música, os bebês fecham os olhos e ficam mais sonolentos”, esclarece a autora do trabalho.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.
Fonte: Metrópoles