

O sepultamento do ex-jogador de futebol, Pelé, que faleceu ontem, está programado para ocorrer na próxima terça-feira (3), na cidade de Santos, em São Paulo. E será reservado para família. O local selecionado é o cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, o prédio tem 14 andares, e está no livro dos recordes como o mais alto do tipo em todo o mundo. O craque já tinha garantido o espaço no lugar há quase 20 anos, assim como um caixão dourado.
No edifício existem 14 mil lóculos, que é o nicho destinado para abrigar os cadáveres. O corpo de Pelé ficará no nono andar e tem vista para a Vila Belmiro, arena do Santos, equipe em que o ex-jogador atuou. Em 2003, época em que comprou o jazigo, o futebolista explicou para o Jornal A Tribuna, o motivo da escolha. “É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério”, falou na ocasião.
Segundo a prefeitura de Santos, o memorial foi construído em uma área de 20 mil metros quadrados. E a ideia surgiu após problemas relacionados com uma área enlameada por lénçois freáticos. O irmão do ex-jogador, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, também está sepultado no prédio.
Em seu Instagram, Neymar se manifestou sobre a morte do Rei Pelé. “Antes de Pelé, ’10’ era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente, deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”, declarou o jogador.
Na mesma rede social, Lula escreveu. “Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol. Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira. Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: “Pelé”. Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona… Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé.”
Outro atleta que recorreu ao Instagram para homenagear o ex-jogador foi o craque português, Cristiano Ronaldo, que disse: “Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, afirmou.
Fonte: Em off