Diante de tantos problemas que surgem na vida de uma pessoa ao longo do ano — como doenças, estresses, traumas, ciclos sombrios e injustiças — é comum ficar sem esperança e se sentir impotente. Tentar manter a mente positiva em meio a essas adversidades é algo essencial. Segundo o psicólogo Alexander Bez, isso ajuda a afastar o pessimismo, a depressão e é vital para a energia psicológica diária.
De acordo com o especialista em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA), viver cheio de negatividade acarreta um acúmulo continuo de transtornos mentais. “Alguns casos chegam a ser por causa de traumas ocorridos durante a vida e acabam trazendo a insegurança”, avalia Bez, que atua há mais de 20 anos na profissão.
Ele acrescenta que ter ações positivas são fundamentais para uma autoestima melhor. “Isso possibilita o indivíduo a ter mais motivação e cuidar de si mesmo. Dessa forma, conseguirá manter a saúde mental equilibrada e o estresse longe, pois atraímos o que pensamos”, esclarece.
Se manter positivo ajuda a afastar o pessimismo e a depressão
Pequenas passos vão contribuir para o seu bem-estar e, consequentemente, trará mais motivação e alegria para o dia a dia. Confira cinco passos que podem te ajudar a ser uma pessoa mais positiva, segundo Alexander:
1. Se permita explorar novos horizontes, comunique-se mais e conheça pessoas novas;
2. Procure ser criativo, algo fundamental para qualquer processo. Isso ajuda o indivíduo a se desenvolver sem o pessimismo;
3. Procure se exercitar e praticar algum esporte ao ar livre, de preferência na companhia de amigos;
4. Procure um psicólogo. O profissional é fundamental nesse processo;
5. Programe-se para fazer algo e acorde cedo para aproveitar mais o dia. Além disso, procure assistir filmes que transmitam alguma mensagem importante.
Ter ações positivas são fundamentais para ter uma melhor autoestima
Para o expert em saúde mental e relacionamento pela Universidade de Miami (UM), trabalhar a positividade traz mais leveza para si, para a rotina e para quem está ao seu redor. Como consequência, a vida começa a fluir com mais qualidade.
“É muito importante ter força de vontade, querer melhorar por si mesmo e buscar uma força maior dentro de si. Por isso, muitas pessoas começam com treinos, nem sempre por conta do físico, mas porque ajuda na saúde mental. Quando treinamos, liberamos endorfina, que promove a sensação de bem-estar e, assim, conseguimos aproveitar mais as oportunidades pessoais, profissionais e, até mesmo, conjugais”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
Fonte: Metrópoles