

Cadu Safner foi demitido da coluna Leo Dias após dar um piti nas redes sociais por ter um texto vetado pela chefia do portal Metrópoles. Após sua ideia ser rejeitada por seus superiores, ele foi às redes sociais dizer que não tinha “liberdade editorial” na empresa. A mensagem chegou à direção do veículo de comunicação, que interpretou o desabafo como um ato de insubordinação e ordenou a demissão imediata do jornalista.
O EM OFF apurou que Cadu já estava na mira do corte há algum tempo por conta da qualidade questionável do trabalho que vinha apresentando (que já foi motivo de sua demissão em outros dois veículos em que havia trabalhado anteriormente). Seu temperamento também sempre foi um fator que pesou contra, já que muitas vezes tinha seus momentos de estrelismo dentro da equipe.
A publicação que fez em seu Twitter foi a gota d’água. Fontes do portal nos reportaram que a direção do Metrópoles avaliou Cadu como imaturo e irresponsável por não acatar uma orientação editorial.
O jornalista havia preparado um texto em tom de denúncia sobre a empresa que está vendendo os ingressos para a turnê brasileira do grupo RBD. A direção não aprovou o conteúdo da maneira como ele sugeriu. Cadu, então, se sentiu incomodado e resolveu fazer seu desabafo no Twitter, onde deixou explícito seu descontentamento com o veto parcial à pauta.
“Por questões que fogem do meu alcance, a matéria sobre a Eventim não será publicada da maneira como eu gostaria, nem como vocês merecem saber. Por tanto [sic], ela será publicada no site Estrela Latina onde tenho liberdade editorial”, publicou em seu Twitter.
O EM OFF apurou que Lilian Tahan tomou conhecimento da publicação e entrou em contato imediatamente com Leo Dias, dizendo que Cadu estava proibido de trabalhar no Metrópoles e em qualquer site parceiro que esteja hospedado no portal. Leo concordou com a determinação e demitiu o jornalista.
Cadu Safner coleciona inimizades por onde passa. Muitos jornalistas que já trabalharam com ele não sentem saudades e são carregadas de críticas sobre sua postura, muitas vezes considerada antiprofissional. Em outro site em que trabalhou anteriormente, ele foi flagrado compartilhando pautas internas com um veículo concorrente e levou uma bronca em alto som do dono da empresa que pagava seu salário.
O EM OFF procurou Cadu Safner para comentar sobre o motivo de sua demissão, mas até a publicação deste texto ele não respondeu às nossas mensagens.
Fonte: Em off