Muita gente se incomoda com os efeitos estéticos da gordura acumulada na região da cintura, a famosa pochete ou barriga da cerveja. No entanto, os motivos para eliminá-la vão bem além disso e estão relacionados à sáude.
A gordura concentrada na região da barriga está associada a problemas cardiovasculares, como infarto e AVC, diabetes e até alguns tipos de câncer. Atualmente há uma linha de cientistas que defende a circunferência abdominal como um preditor de problemas de saúde mais importante até do que o IMC (índice de massa corporal).
A nutróloga Patrícia Santiago, especialista em reeducação alimentar, explica que a qualidade da alimentação é um dos principais fatores para o acúmulo de gordura no abdômen, mas não é o único. “Elevados níveis de estresse, sono desregulado, má postura e até fatores genéticos influenciam no acúmulo de gordura nessa região do corpo”, afirma.
Segundo Patrícia, as pessoas que precisam eliminar gordura devem fazer escolhas alimentares melhores. “Substituir, por exemplo, alimentos feitos com farinha fina por alimentos com farinhas integrais é uma forma de eliminar e evitar a gordura abdominal”, aponta.
Fonte: Metrópoles