Panetone, rabanada, salpicão, pernil e bebidas para acompanhar. A ceia de Natal é repleta de pratos saborosos que esperamos um ano inteiro para comer novamente, mas também fazem o ponteiro da balança disparar se não forem apreciados com moderação.
Praticar exercícios físicos nos dias seguintes à noite de Natal é uma boa estratégia para queimar as calorias a mais adquiridas na ceia. Caminhada, corrida, ciclismo e treino de força são algumas das opções.
“A ingestão de calorias na noite de Natal é incrivelmente alta, são cerca de 3.959 no total, mas é um dia do ano em que podemos esquecer as metas de dieta e condicionamento físico. No entanto, os entusiastas do fitness podem estar determinados a permanecer em boa forma”, afirma a velocista britânica Mica Moore, ligada à empresa fornecedora de equipamentos esportivos Mirafit.
“Algumas dicas de exercícios podem orientá-lo para ajudá-lo a permanecer no caminho certo, desde exercícios para a parte superior e inferior do corpo até caminhadas com a família”, aponta Mica.
O tempo de prática varia de acordo com a atividade escolhida e se você é homem ou mulher. Especialistas em nutrição e prática esportiva da Mirafit fizeram o cálculo pela plataforma Calctool.org, uma calculadora que usa dados do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) como referência. Os valores são estimados para um homem com média de 85 kg e mulher com média de 71,8 kg.
Entradas e petiscos
Petiscar alguns pedaços de queijos, fatias de salame e biscoitos antes da ceia pode render cerca de 280 calorias. Para queimá-las, as mulheres precisam caminhar por 58 minutos e os homens por 49 minutos.
Jantar de Natal e acompanhamentos
A ceia de Natal acumula aproximadamente 1.499 calorias entre o peru e os acompanhamentos. Esta quantidade vai exigir maior dedicação, com a prática de exercícios vigorosos como a corrida.
As mulheres precisarão correr duas horas, enquanto os homens conseguirão alcançar o objetivo com 1 hora e 42 minutos. O tempo do exercício pode ser distribuído ao longo dos dias seguintes caso seja difícil completar, especialmente por aqueles que não têm o hábito de se exercitar.
Sobremesa
A ceia de Natal só termina depois da sobremesa, que pode ter pudim, panetone recheado, rabanada, pavê e tantas outras opções. Estima-se que consumimos, em média, 1.172 calorias neste momento da refeição.
Para queimar todas essas delícias são necessárias 4 horas e 22 minutos de levantamento de peso para os homens ou 5 horas e 10 minutos para as mulheres, segundo a calculadora Calctool.org.
“Embora não seja realista comprometer-se com essa duração de exercício em um dia, é certamente viável distribuí-la por uma semana. Gastar pouco mais de uma hora durante quatro dias, ou cinco dias para as mulheres, certamente queimará as calorias consumidas nas sobremesas do dia de Natal”, afirma Mica.
Os exercícios devem ser alternados entre os membros superiores e inferiores para garantir o trabalho de todo o corpo e a recuperação dos músculos.
Bebidas
Para fechar a conta não se pode esquecer da bebida. Quatro taças de vinho são suficientes para ingerir 1.032 calorias. Para queimar isso, as mulheres devem pedalar por aproximadamente 1 hora e 24 minutos, enquanto os homens devem completar 1 hora e 11 minutos.
“Andar de bicicleta pode ser uma excelente forma de a família se reunir no período de Natal. Se você deseja queimar todas essas calorias em um dia, escolha um percurso com um pit stop no meio do caminho para se refrescar e recarregar as energias”, considera Mica.
Fonte: Metrópoles