Grande vilão na vida de muitos, o açúcar, principalmente o adicionado – que consiste nos adoçantes e xaropes que os fabricantes de alimentos adicionam a produtos como refrigerantes e biscoitos – precisam ser reduzidos para conquistar dietas mais balanceadas. Apesar de exagerar nos doces uma vez ou outra não trazer tantos malefícios, ingerir doses elevadas de alimentos ricos em açúcar adicionado constantemente pode prejudicar seriamente o organismo.


Como o açúcar é um carboidrato de rápida digestão, comer doces e refrigerantes não sacia por muito tempo, o que aumenta a vontade de comer. Além disso, segundo a revista Shape, comer muito açúcar adicionado pode diminuir os hormônios que suprimem o apetite e aumentar os níveis daqueles que promovem a fome e, consequentemente, a ingestão de alimentos.
O descuido no cuidado com a limpeza dos dentes pode levar à cárie
O açúcar está muito ligado ao desenvolvimento de cáries porque fornece alimento para as bactérias nocivas que produzem ácido. Escovar os dentes corretamente ajuda a remover essa bactéria, mas para garantir a saúde bucal é necessário reduzir o consumo de açúcar adicionado.
Alimento inflamatório
Controlar o consumo de açúcar adicionado é fundamental para o bom funcionamento do organismo
O açúcar contribui para a inflamação, especialmente quando combinado com alimentos processados. Como a inflamação está relacionada a inúmeras doenças, controlar o consumo dos doces é fundamental para o funcionamento do corpo.
O consumo elevado de açúcar adicionado pode ser prejudicial para a saúde do coração
Entre as doenças que estão associadas à inflamação, estão as doenças do coração. Como o açúcar é um alimento inflamatório, é necessário cuidar da quantidade ingerida para não correr o risco de adquirir doenças cardiovasculares.
Doces aumentam a probabilidade de desenvolver acnes
O consumo excessivo de açúcar prejudica as fibras de colágeno e elastina da pele, o que a deixa com uma aparência envelhecida. Além disso, o açúcar pode estar relacionado ao aumento da acne.
Experimente estas trocas fáceis de alimentos para diminuir a quantidade de açúcar adicionado ingerida no dia a dia, de acordo com a revista Shape:
Troque o sorvete por iogurte natural com frutas vermelhas e um fiozinho de mel;
Escolha água com gás no lugar do refrigerante;
Escolha chocolate amargo com baixo teor de açúcar ao invés de chocolates muito doces e ao leite.
Fonte: Metrópoles