Soltar um pum pode ser constrangedor em alguns momentos, mas é completamente normal. No entanto, quando os gases se tornam excessivos, acompanhados por outros sintomas como inchaço ou dor abdominal e odor mais forte, eles podem revelar algumas alterações na saúde intestinal.
Isso pode acontecer após refeições diferentes do habitual, como as ceias de Natal e Ano-Novo. Saiba o que os gases dizem sobre a sua saúde intestinal:
Mudanças na alimentação
Os alimentos que consumimos têm um papel importante na quantidade bem como no tipo de gás que emitimos.
De acordo com o gastroenterologista Philip Mayhead, consultor do Hospital Benenden, no Reino Unido, alimentos ricos em enxofre, como brócolis, repolho e ovos, podem contribuir para flatulências mais fedidas.
“O gás com um odor forte e desagradável é geralmente resultado de compostos contendo enxofre produzidos durante a digestão”, afirma Mayhead em entrevista ao jornal britânico The Sun.
Algumas pessoas podem ser mais sensíveis aos compostos com enxofre, gerando puns com odores ainda mais fortes.
Comer rápido demais
A combinação do aumento da quantidade de gases e liberação de puns sem cheiro pode ser um sinal de que você comeu rápido demais na última refeição e não é motivo de preocupação.
“O gás inodoro geralmente consiste em nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e pequenas quantidades de outros gases. É o tipo mais comum de flatulência e geralmente está relacionado à ingestão de ar enquanto se come ou bebe”, explica o doutor Mayhead.
O médico explica que, quando comemos, engolimos ar e as bactérias intestinais produzem gases à medida que decompõem os alimentos.
Queimação ao soltar puns
Sentir uma queimação enquanto solta um pum pode ser o resultado do consumo de alimentos ricos em capsaicina, um composto presente em alguns tipos de pimenta.
Intolerâncias alimentares
A intolerância ao glúten e à lactose ou a síndrome do supercrescimento bacteriano no intestino delgado (Sibo, na sigla em inglês) podem estar por trás das flatulências em excesso e dos gases mais fedidos.
No caso da Sibo, os pacientes podem ter um quadro clínico com náusea, distensão abdominal, dor na barriga, diarreia e/ou constipação intestinal.
Na maioria das vezes, esses incômodos surgem logo após o paciente fazer uma refeição, como o almoço e o jantar, por exemplo. A Sibo é uma condição grave porque pode causar desnutrição.
Os pré-bióticos e probióticos pode ajudar a recuperar as bactérias intestinais.
Fonte: Metrópoles