
Os filmes brasileiros vão ganhar espaço nas telonas de Havana, capital de Cuba, entre os dias 17 e 25 de fevereiro. A cidade recebe a Semana do Cinema Brasileiro: do Livro à Imagem e terá exibição de sete longas e três curtas-metragens, no Cine 23 y 12, ao todo, e apresenta algumas obras inspiradas em livros, peças e até músicas.
A primeira sessão é do filme O Beijo no Asfalto, que tem direção de Murilo Benício e é baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues. Além dele, o evento terá ainda Eduardo & Mônica, de René Sampaio, inspirado na canção homônima de Renato Russo; O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy, feito a partir da obra de Clarice Lispector, e Clube dos Anjos, de Angelo Defanti, baseado em um conto de Luís Fernando Veríssimo.
O Beijo no Asfalto: baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues, o filme segue Arandir, um bancário recém-casado que, ao presenciar um atropelamento, tenta socorrer a vítima. O homem, quase morto, pede para Arandir realizar seu último desejo: um beijo. Arandir beija o moribundo, mas é flagrado por seu sogro, Aprígio, e fotografado por Amado Ribeiro, um repórter policial sensacionalista. Assista ao trailer Divulgação
A mostra conta ainda com o recente Tia Virgínia, de Fabio Meira; Marighella, de Wagner Moura; e Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges.
“É extraordinária a iniciativa de realizar um festival de cinema com filmes brasileiros contemporâneos, muitos dos quais premiados nacional e internacionalmente e com inspiração em obras literárias em sua maioria”, avalia o embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas. A embaixada é uma das realizadoras do evento, ao lado da EICTV e em parceria com a Linhas Produções Culturais.
Fonte: Metrópoles





