Fevereiro começa e a previsão para o mês do Carnaval é de muito calor e também de muita chuva. De acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), por ainda estar sob forte influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o país permanece coms altas temperaturas.
Segundo o órgão, boa parte do Brasil também deve registrar temporais. Apenas a região Norte e os estados de Mato Grosso e Goiás esperam chuvas abaixo da média. Na demais regiões, a tendência é de grandes volumes no segundo mês do ano.
Carnaval com chuva
De acordo com o Climatempo, a previsão para a próxima semana é de tempo instável. A situação se mantém até o Carnaval, com precipitações mais intensas concentrada no centro-norte do país.
Não é possível cravar que a água vai minar o Carnaval, mas a expectativa é que o período não seja ensolarado.
Neste fim de semana de pré-Carnaval, dias 3 e 4 de fevereiro, precipitações devem tomar conta de boa parte do Brasil. Apenas as regiões Sul e Nordeste não devem ter pancadas.
No Sudeste, de acordo com a Climatempo, pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte.
Calor diminui ao longo do mês
A previsão do Inmet é de temperaturas elevadas em grande parte do país, onde os termômetros devem superar os 25ºC. Agora, no Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco o calor pode ultrapassar os 30ºC.
A expectativa é de que o calor comece a perder força ao longo do mês.
A previsão é de que áreas isoladas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina tenham temperaturas abaixo da média.
El Niño
O Brasil está sob a influência do fenômeno climático El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Ele implica na alteração dos regimes de precipitações do país e também é responsável pelo aumento das ondas de calor, em especial no Centro-Oeste.
Fevereiro é marcado por uma das maiores festas tradicionais do Brasil, o Carnaval. Os foliões que vão às ruas devem se preocupar com o calor e também temporais, habituais para o verão brasileiro.
Fonte: Metrópoles