Certos alimentos são conhecidos por serem prejudiciais à saúde, enquanto outros possuem o efeito oposto e ajudam a manter o bom funcionamento do corpo. Uma cientista nutricional revelou uma fruta comum, encontrada em todos os supermercados, que proporciona uma série de benefícios: a uva vermelha.
De acordo com a pesquisadora em ciências da nutrição na University College London Alex Ruani, a uva vermelha pode ajudar a reduzir o colesterol e a inflamação, além de aumentar a imunidade. Isso porque a fruta é rica em polifenóis, compostos vegetais antioxidantes.
Além disso, a cientista afirmou ao The Times que a uva vermelha contém antocianinas, conhecido como “o pigmento que beneficia a saúde do cérebro”, e resveratrol, que demonstrou ter efeitos antienvelhecimento. A casca e as sementes, por sua vez, são ricas em catequinas e epicatequinas, que reduzem o estresse oxidativo no corpo.
Uva vermelha
“Um estudo da Nature de 2023 envolvendo homens e mulheres saudáveis descobriu que comer três porções diárias de 80 gramas de uvas durante duas semanas aumentou os níveis de bactérias benéficas e diminuiu as prejudiciais, promovendo um microbioma intestinal mais saudável”, disse Ruani.
Outro estudo, publicado na revista Food and Function em 2015, descobriu que pessoas com colesterol alto que consumiram uvas vermelhas tiveram uma redução da lipoproteína de baixa densidade. Por isso, essa fruta pode ser uma excelente escolha para incluir na alimentação diariamente, afirma a cientista nutricional.
Fonte: Metrópoles