O ovo é um grande aliado da saúde e é conhecido por ser rico em proteína. No entanto, existem alguns alimentos com tanto aporte proteico quanto ele e que pode ser adicionado a saladas, shakes e panquecas, por exemplo.
Trata-se de chia, que ostenta nutrientes como ômega 3, cálcio e magnésio e ainda é rico em proteínas de alto valor biológico.
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 100 gramas de ovos têm 13 gramas de proteínas. Por sua vez, a mesma quantidade de chia (100 g) apresenta 17 gramas de proteínas, segundo a USDA.
Originária da América Central, a semente já conquistou nutricionistas e pessoas que desejam adotar modelos dietéticos vegetarianos ou veganos.
Por se tratar de um alimento extremamente versátil, para consumi-la você pode distribuir a quantidade em preparações ou até incorporado ao leite. Além do valor nutricional, ela ainda colabora com a saciedade, por isso, pode ser uma ferramenta promissora quando a intenção é a perda de peso.
Quando as sementes entram em contato com líquidos, como água, formam uma substância gelatinosa que expande o estômago, mantendo a saciedade e plenitude gástrica por maior espaço de tempo.
Além disso, atua na regulação dos níveis de glicose sanguínea, o que também impacta no emagrecimento. Ao promover o controle da glicose sanguínea, o pico glicêmico é poupado, o que é muito vantajoso em estratégias para “secar” uns quilinhos.
Fonte: Metrópoles