Extremamente versáteis e saborosas, as sementes de girassol são ricas em nutrientes e podem trazer benefícios para o coração, para a imunidade e para a saúde em geral. Torrado ou cru, o alimento é rico em vitaminas E e B, em minerais e em antioxidantes.
Para entender os efeitos desse tesouro da natureza no organismo, a coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista e educador físico Rafael Olher, que revelou benefícios pouco conhecidos dessas sementes.
Melhora o aspecto da pele e do cabelo
De acordo com Olher, a semente de girassol é rica em vários nutrientes essenciais, especialmente a vitamina E, que atua como um poderoso antioxidante.
“A vitamina E presente na semente de girassol é essencial para a saúde da pele, ajudando a manter a hidratação, melhorar a elasticidade e reduzir os sinais de envelhecimento, como rugas e manchas”, destaca.
O cabelo se beneficia das propriedades presentes no alimento. “As gorduras saudáveis e a vitamina E ajudam a nutrir o couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável do cabelo, prevenindo a queda e dando brilho”, diz o nutricionista.
Fortalece o coração
As sementes de girassol podem impulsionar a saúde cardiovascular. “É rica em gorduras saudáveis, como o ácido linoleico, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e aumentar o HDL, contribuindo para a saúde do coração”, reforça Rafael Olher.
As gorduras saudáveis são essenciais para a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e para a produção de hormônios. Além disso, a proteína vegetal é rica em antioxidantes.
“A vitamina E e o selênio protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres, que podem levar a doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas”, afirma o nutricionista.
Impulsiona o emagrecimento e o bom funcionamento intestinal
Fonte de fibras e proteínas, a semente ajuda no emagrecimento e na digestão. “A presença de fibras e proteínas na semente de girassol pode ajudar a aumentar a saciedade, auxiliando no controle do peso”, ressalta Rafael Olher.
Além da alimentação, exercícios físicos regulares são capazes de tornar a flora intestinal mais saudável
Aumenta a imunidade
O fruto do girassol também ostenta grandes quantidades de minerais, como magnésio, selênio, cobre, fósforo e manganês, que promovem o bom funcionamento do organismo.
“Os antioxidantes, como a vitamina E e o selênio, fortalecem o sistema imunológico, protegendo as células contra danos oxidativos. Eles desempenham um papel importante na redução da inflamação”, afirma o nutricionista.
Para aproveitar os benefícios oferecidos pelo alimento, Olher recomenda adicioná-lo em saladas, smoothies, receitas de pães e bolos, polvilhar em iogurtes e consumir como lanche.
Fonte: Metrópoles