A água é considerada um dos principais nutrientes do corpo. Ela está presente em praticamente todas os processos físico-químicos do organismo, o que inclui desde a composição sanguínea até a lubrificação das articulações.
“A hidratação é uma parte muito importante da rotina de saúde, por isso se fala tanto no assunto”, aponta o nutricionista Bruno Rua, que atende em Brasília.
Bruno conta que, de maneira geral, as recomendações sobre a necessidade diária de água variam entre 35 ml e 50 ml para cada quilo.”Quem pratica atividades físicas deve chegar a 50 ml/quilo, se o tempo estiver seco também é melhor estar mais próximo de 50 ml/quilo”, afirma.
Água e suor
Uma das funções da água no corpo é atuar na produção do suor, o processo regula a temperatura corporal quando estamos sob altas temperaturas ou no momento em que nos exercitamos.
Os especialistas consideram beber água durante o treino um hábito muito bem-vindo. “A desidratação atrapalha o desempenho físico por isso é importante que a pessoa inicie o exercício bem hidratada. Durante a atividade, a água perdida pelo suor deve ser resposta com pequenos goles”, comenta a nutricionista Simone Cunha, que já presidiu o Conselho Regional de Nutrição do Centro-Oeste.
Ela destaca, entretanto, que nem todo treino permite que se faça o consumo livre de água. “Em atividades de luta, por exemplo, não é possível beber muita água, pois os movimentos realizados podem induzir a náuseas ou vômitos se a barriga estiver cheia”, comenta Simone.
Quantidade de água
Em relação à quantidade de água adequada para beber durante um treino, Bruno explica que varia de acordo com o tamanho da pessoa que está treinando, com a intensidade do treino e com as condições climáticas.
Ele aconselha tomar água a cada 15 ou 20 minutos de treino, mesmo que não se tenha sede. “Entre 150 a 350 ml é uma boa quantidade, mas isso deve ser dosado pelo indivíduo para que o treino não seja interrompido por idas ao banheiro”, afirma.
A nutricionista Simone Cunha acrescenta que, durante treinos muito intensos, como maratonas, provas de triatlo ou provas de ciclismo de longa duração a água não é suficiente. “É importante ir além da água, usar uma bebida esportiva para que a reidratação inclua a reposição de eletrólitos”, comenta Simone.
Fonte: Metrópoles