No dia a dia corrido, quem se mantém firme na dieta precisa arrumar formas práticas para evitar “escapadas” e não cometer nenhum deslize. Para garantir a organização, diversas pessoas desenvolveram o hábito de congelar frutas (e refeições em geral) a fim de facilitar o consumo. Será que essa prática realmente conserva o valor nutricional e o aspecto saudável dos alimentos?


Para resolver o imbróglio, a coluna conversou com a nutricionista Bianca de Luca. De acordo com a profissional, existem frutas que, ao serem congeladas, têm suas propriedades potencializadas e, em outros casos, o método pode acabar com as particularidades do alimento. Ou seja: depende.
“Se o congelamento for ajudar a aumentar o consumo de frutas, então, é uma prática recomendada. Agora, se na sua rotina é possível encaixar os alimentos in natura, o ideal é que elas sejam consumidas dessa forma. Quanto mais natural, mais conservados estarão seus nutrientes”, reflete.
Saiba as vantagens e desvantagens de congelar as frutas
Apesar de a expert ter uma preferência sobre a melhor forma de consumir as frutas, quando se trata do impacto do congelamento no valor nutricional, Bianca esclarece que existem casos nos quais é possível observar uma perda significativa dos nutrientes.
“Percebemos que a concentração de algumas vitaminas, principalmente as hidrossolúveis, como a vitamina C, se perdem quando são congeladas. Então, se o foco é aumentar a ingestão desses nutrientes, o melhor é incluir frutas como laranja, limão e caju só na hora do consumo”, comenta.
Por outro lado, ela avalia que frutas ricas em fibras e compostos fenólicos se mantém quando estão em baixas temperaturas. “As famosas berries, como morango e amora, podem ser levadas ao freezer sem nenhuma restrição. Elas são ótimas aliadas para a saúde, sendo ricas em nutrientes importantes para a imunidade, estando congeladas ou não”, explica.
Outra dica para saber quais frutas mantêm a qualidade nutricional é observar a quantidade de água presente. “Devido à alta concentração de água no melão, melancia e mamão, por exemplo, quando estão congeladas elas acabam perdendo algumas de suas propriedades sensoriais”, explica.
A banana é uma fruta nutritiva rica em potássio, fibras, vitamina C, vitamina B6 e magnésio
Bruna de Luca ainda revela que existe uma fruta que fica ainda melhor quando vira uma pedra de gelo. “No caso da banana verde, observamos que quando congelamos a fruta, ela passa a ter um potencial probiótico ainda melhor”, finaliza.
Fonte: Metrópoles