A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nessa quinta-feira (12/12), a segunda fase da Operação Smith e cumpriu, em Santos (SP), um mandado de prisão preventiva em contra um homem suspeito de movimentar quase R$ 24 milhões nos últimos três anos com o “golpe do amor” ou “golpe do falso militar americano”. O suspeito foi preso após retornar do cruzeiro do cantor Belo.
A investigação teve início em março de 2023, quando uma moradora de Águas Lindas (GO) narrou ter sido vítima do golpe, no qual criminosos se passam por militar americano e, após ganharem a confiança das vítimas, pedem grandes quantias como pagamento de taxas alfandegárias de presentes que eles teriam enviado do exterior.
Com o avançar das investigações, em julho de 2023, foi realizada a primeira fase da operação, ocasião na qual foram presos, na cidade de São Paulo (SP), um nigeriano e um brasileiro.
À época, foram identificadas provas em desfavor desse outro suspeito, preso nessa quinta. O homem poderá responder por estelionato qualificado e lavagem de capitais, podendo a pena chegar a 18 anos de prisão.
FONTE: METRÓPOLES