Prático, leve e com fama de saudável, o biscoito de arroz tem conquistado o paladar de diversas pessoas que desejam um snack saudável para seguir firme na dieta. Mas será que o lanche é, de fato, uma boa escolha para quem quer emagrecer?
A coluna conversou com o nutricionista Matheus Maestralle para entender os reais benefícios do alimento, bem como as combinações ideais e os cuidados na hora de incorporar o lanche na rotina.
Embora seja, sim, uma alternativa de lanche saudável, o biscoito de arroz é uma fonte de carboidratos. Por conta disso, precisa ser consumido com moderação;
Uma porção com 10 unidades do snack equivale a uma banana média, uma maçã ou uma tangerina;
O nutricionista Matheus Maestralle chama a atenção quanto ao rótulo do produto. O melhor é optar por opções com apenas arroz e sal nos ingredientes, sem outros aditivos, para manter o caráter dietético.
Carboidratos não são inimigos da dieta
Conforme destaca o especialista em alimentação, por mais que seja um “amigo” da dieta, esse quitute precisa ser ingerido com atenção e moderação, uma vez que o lanche é uma fonte de carboidrato — ou seja: quando digerido e absorvido pelo corpo, se transforma em glicose (açúcar).
A fim de manter o equilíbrio e não correr o risco de tornar um simples lanche em uma armadilha da dieta, Maestralle indica comer uma porção com 10 unidades, não mais que isso.
“O biscoito de arroz é uma opção rápida e prática de ingerir carboidrato e repor as energias do dia”, ressalta.
Maestralle indica combinar o biscoito com alimentos ricos em proteínas ou gorduras boas para tornar o item mais nutritivo. “Isso ajuda a controlar o impacto glicêmico do biscoito. Algumas boas combinações são pasta de amendoim, queijo cottage, ricota, calda de whey protein, iogurte ou homus”, sugere.
Por outro lado, ele aconselha evitar o consumo com outros alimentos ricos em carboidratos simples, a exemplo de geleias ou doce de leite. “Essas combinações podem causar picos de glicose e prejudicar o equilíbrio da dieta”, explica.
Fique de olho nos rótulos
Quando se trata de saquinhos de snacks, é preciso ter atenção quanto aos ingredientes do rótulo. Segundo Maestralle, a escolha correta do alimento fará toda a diferença, ainda mais se tratando de produtos que podem ter características de um ultraprocessado.
“Se há outros aditivos que não arroz e sal nos ingredientes, significa que passaram por um maior processamento e, provavelmente, têm menos benefícios para a saúde”, alerta.
FONTE: METROPOLES