São Paulo — Identificado como Richard Henrique Julião, o motorista de Porsche que agrediu um homem de 78 anos nessa quarta-feira (12/2), em Praia Grande, no litoral de São Paulo, já foi acusado de violência doméstica, no início de 2023, pela então namorada.
Em janeiro daquele ano, a companheira, de 20 anos à época, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Guarujá. Nos registros, obtidos pelo Metrópoles, ela contou que, após desentendimento em um hotel no qual casal estava hospedado, Richard deu socos e chutes nela.
A vítima chegou a ser socorrida por funcionários do estabelecimento. De acordo com o relato, ela ficou com vários hematomas pelo corpo e passou por atendimento médico. Depois, em fevereiro de 2023, a então namorada de Richard foi novamente à unidade da Polícia Civil para prestar um novo depoimento de agressão e citou que os episódios estavam recorrentes.
Nesta sexta-feira (14/2), a Justiça de São Paulo atendeu ao pedido de prisão temporária de Richard pelo espancamento do idoso, expedido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande. O investigado deve responder por tentativa de homicídio com agravantes como motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa.
Entenda o caso de agressão a idoso
- O caso aconteceu na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Aviação, onde o agressor acelerava o carro de luxo em frente à residência da vítima.
- Moradores do prédio, incluindo a vítima, desceram até a rua para pedir ao condutor que parasse com o barulho.
- Sem cessar o barulho, o homem continuou acelerando, quando o idoso decidiu se aproximar do Porsche para conversar com o condutor. Porém, ao se aproximar, o morador foi xingado e atingido por um chinelo.
- O motorista do veículo se dirigiu até a vítima: começou a desferir socos e derrubou o homem de 78 anos no chão.
- Ele tentou se levantar, mas foi novamente derrubado com agressões.
- Em vídeo feito por uma moradora, é possível ouvir o motorista ofendendo os moradores e ostentando seu dinheiro. “Eu tenho dinheiro, sua pobre”, provocou o agressor.
- Conforme boletim de ocorrência, o motorista também estava acompanhado por um passageiro e um motociclista, que foram flagrados chutando a vítima antes de afastar o autor dos ataques.
- Após as agressões, os suspeitos fugiram. Pessoas que estavam no local socorreram a vítima, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado.
- Com hematomas na cabeça, rosto, nariz e olho, o morador foi levado ao Pronto-Socorro (PS) Central de Praia Grande.
- Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como lesão corporal e difamação pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade.
- A Polícia Civil investiga o paradeiro do motorista do Porsche.
Motorista de Porsche enfrenta outras acusações
O autor do crime já foi acusado de dar golpes com um banco digital em julho de 2023. O jovem, que tinha 19 anos na ocasião, fazia empréstimos a outras pessoas, pedindo parte do dinheiro como “garantia” para liberar o montante.
Segundo a SSP, Richard também se envolveu em um episódio de desacato contra guardas civis municipais em janeiro deste ano. Além disso, foi denunciado por dano em 2021.