O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que quer convocar todos os aprovados nos concursos da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF) e Polícia Penal.


Ibaneis determinou ao secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, que defina junto às corporações a data e a quantidade das convocações, que devem ocorrer de forma conjunta no segundo semestre, de acordo com a disponibilidade orçamentária. O titular da pasta vai se reunir, nesta quarta-feira (30/4), com representantes dos órgãos e parlamentares para discutir o assunto.
“A orientação que eu dei foi para chamar PCDF, PMDF e a Polícia Penal para ajustarem data para lançar todas as convocações ao mesmo tempo”, afirmou o governador.
Em 2025, a previsão é que sejam convocados 600 aprovados no concurso da PCDF, 1,2 mil que esperam o próximo curso de formação da PMDF e 150 da Polícia Penal.
Ainda restariam aproximadamente 900 aprovados no concurso da PMDF e cerca de 800 da Polícia Penal. A nomeação desse quantitativo ainda no atual mandato também está em análise.
Reajuste
As forças de segurança do DF ainda aguardam a análise do pedido de recomposição salarial. Em fevereiro, Ibaneis enviou ao governo federal a solicitação de reajuste. A reivindicação é para equiparação dos salários dos policiais da capital do país com os da Polícia Federal.
Representantes do Governo do DF e deputados se reuniram com o Ministério da Gestão e Inovação, que solicitou dados sobre a projeção de receitas e despesas do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) para os próximos anos. É o FCDF que custeia as forças de segurança.
Em nota, o MGI informou à reportagem que os dados seguem em análise e que retomará o diálogo com o GDF após concluída a avaliação.